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Os combustiveis Automoveis alternativos ( gpl )

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Os combustiveis Automoveis alternativos ( gpl ) Empty Re: Os combustiveis Automoveis alternativos ( gpl )

Mensagem por njota Dom Jul 26, 2009 3:51 pm

De facto assim é , eu sou proprietario de um veiculo a gpl , e esse é um problema que já esteve em vias de ser resolvido .
Tanto quanto sei o estudo que sustentava a possibilidade de estaçionar em garagems , estava pronto a ser legislado , mas a mudança de d.g.v. para i.m.t. terá originado a perca desses dados !
isto foi-me transmitido num centro de inspecções , estando em Portugal até nem me admira
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Mensagem por indiana Dom Jul 26, 2009 2:58 pm

O grande problema do GPL, na minha perspectiva é não se poder estacionar as viaturas nas garagens. Segundo o que tenho visto têm de ficar sempre na rua e isso é complicado para quem dispoe de garagens.
Não sei se isto é totalmente correcto.
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Mensagem por njota Dom Jul 26, 2009 11:29 am

Os Combustíveis Automóveis Alternativos




As maiores alternativas às gasolinas e destilados que neste momento se utilizam em todo o mundo são:
Gás Natural Comprimido (GNC)
Étanol
Gás Natural Liquefeito (GNL)
Gás de Petróleo Liquefeito (GPL)
Metanol
Gasolina Reformulada
No futuro, veículos alimentados a Electricidade e a Hidrogénio podem adicionar-se à medida que a sua autonomia, prestação e capacidade de condução vão sendo melhorados.

Sendo o mais importante combustível automóvel alternativo, o GPL teve um grande desenvolvimento ainda cedo, sendo utilizado em muitos mercados automóveis.

Os recentes aperfeiçoamentos no desempenho dos motores a gasolina, especialmente ambientais têm sido, de muitas maneiras, acompanhado pelo desenvolvimento do GPL que lhe permite manter as suas vantagens nesta área.

Outras tecnologias de combustíveis alternativos estão na sua infância e, apesar de apresentarem viabilidade a longo prazo, elas não gozam da capacidade do "aqui e agora" na introdução no mercado que uso do GPL tem.

Outros combustíveis alternativos sofrem de problemas de toxicidade (metanol, Étanol) e também aumentam os problemas ambientais (Étanol produz o efeito de estufa), outros ainda com custos de infra-estruturas elevados (GNC e GNL).

Eles são geralmente pouco energéticos e, consequentemente, tornam-se necessários depósitos grandes e pesados para conseguir uma autonomia aceitável, o que se traduz na perda do porta bagagem do veículo (para quase todos os combustíveis alternativos, mas especialmente para o GNC).

Uma nota importante é, a de que, os veículos a gasolina são facilmente convertidos a GPL, ao contrário dos outros combustíveis alternativos que requerem muitas modificações do motor ou optimizações para conseguirem desempenho similar.

Os veículos movidos a GPL (Gás Petróleo Liquefeito) foram os primeiros a surgir no mercado podendo funcionar alternadamente com o motor a gasolina ou a gás liquefeito, comutação essa, feita através de um botão situado no tablier.


Nos dias de Hoje...
GPL é reconhecido como o principal combustível alternativo e em muitos países do mundo já está bem implantado. Estes utilizam anualmente mais de 10,000,000 de toneladas de GPL

HOLANDA - Existe AutoGás há aproximadamente 40 anos. O parque automóvel conta com cerca de 800.000 veículos a gás (13%), existindo 2.400 postos de abastecimento com GPL num país com 6 milhões de viaturas.
ITÁLIA - Existem aproximadamente 1.300.000 veículos a GPL (4,4%) e 1.700 postos de abastecimento com GPL num mercado automóvel de 30 milhões de viaturas.
ESPANHA - O AutoGás só está autorizado para todos os fins. É utilizado também pelas frotas de táxis e auto­carros, nomeadamente nas cidades de Madrid. Vallado-lid, Huelva e Barcelona. O número de viaturas movidas a GPL deve aproximar-se das 50.000 viaturas.
FRANÇA - Sendo um país onde o GPL está novamente em grande crescimento, o parque automóvel movido a gás deve aproximar-se a 100.000 viaturas; neste momento existem mais de 1.000 postos de abastecimento com GPL.
BÉLGICA - Grande desenvolvimento no início de 1996, estimando-se em 50.000 o número de veículos movidos a GPL.
POLÓNIA - Com a abertura ao mercado europeu, o desenvolvimento do AutoGás foi em flecha, existindo neste momento cerca de 350.000 viaturas a GPL.
ÁUSTRIA - Em Viena existem autocarros a funcionar a gás há quase 30 anos.
INGLATERRA - Largamente difundido em todo o país, com benefícios fiscais e isenção de taxas.
PORTUGAL - Não existe um número oficial no entanto estima-se que existem mais de 50.000 viaturas a GPL. Este mercado existe desde o ano de 1992, tendo tido um desenvolvimento significativo nestes últimos anos. Actualmente existem cerca de 290 postos de abastecimento com GPL Auto.



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O Primeiro passo em uma transformação de um automóvel e a verificação do mesmo a trabalhar a gasolina.
Se existe algum defeito na combustão a gasolina que se note a primeira vista, esse defeito ira se multiplicar por 100 quando o combustível for o GPL.

O Reservatório

Depósito Tórico Depósito Cilíndrico
GPL é um combustível gasoso no entanto é armazenado no deposito de GPL em estado líquido.
Este estado e conservado devido a pressão existente dentro do reservatório de GPL.

O Reservatório de GPL é Construído e Testado a uma pressão 10 vezes Superior ao normal funcionamento do mesmo na sua viatura.

Existe uma limitação ao seu enchimento de 20% menos da sua capacidade. Esta Limitação Física reside no facto do GPL estar em estado líquido, e estes 20% funcionam como uma câmara de expansão e evitando que, com a temperatura, a pressão dentro do deposito suba a nível perigoso. (Exemplo: Deixando a Viatura ao sol)

A Multiválvula, é um equipamento que se monta no reservatório (não fazendo parte deste), tendo uma função básica de torneira de entrada e saída de GPL no Reservatório (fazendo também a limitação dos 80% no Enchimento)

Existe também neste equipamento uma válvula especial que poderá efectuar descargas de Gás para o Exterior da viatura caso a pressão interna atinja um nível perigoso. Sendo este o motivo ao qual os instaladores de GPL tem de efectuar um furo extra na mala da viatura em que estará conectada à válvula de segurança.

Uma vez escolhido o tipo e o local do Reservatório, mãos a obra....

O Passo seguinte ...
Instalação dos Equipamentos e Tubagens
As tubagens, são instaladas desde o reservatório até ao compartimento do motor, onde irá ser instalado o cérebro da Instalação de GPL.

Sendo a Segurança um factor primordial, é instalada uma Válvula Eléctrica de Corte na tubagem em que só se encontra aberta caso tenha corrente (quando a Ignição é Ligada)

É aqui que é necessário decidir qual o equipamento a instalar.

O sistema de Injecção Electrónica ou o sistema Tradicional.

Escolha do Sistema...
O Sistema Tradicional e Injecção Electrónica
O Sistema Tradicional, pode ser se instalado facilmente em qualquer tipo de motor a gasolina, desde Automóveis, Motos, Geradores, Barcos, Empilhadores, Kart's, etc....

Funciona com o principio básico de qualquer combustão, 1 parte de Oxigénio e outra de Combustível juntamos a ignição e produzimos uma explosão, o grande segredo está nas proporções de cada parte.

O Sistema Tradicional, Tem como equipamento um misturador(instalado na admissão de ar) um gaseficador/doseador ( tendo como função garantir a chegada do GPL em estado Gasoso e nas proporções ideais para a combustão) e o comutador dentro da viatura ( comutador de GPL para Gasolina e vice-versa).

O Sistema de Injecção Electrónica, mais recente e com Kits específicos para cada viatura e para cada modelo de motor, e um sistema bastante completo.

É composto pelos Injectores de GPL, um doseador de caudal que garante a mesma quantidade de GPL para cada injector, a centralina de Injecção, e novamente um comutador para o interior da viatura.

A Centralina não e nada mais nada menos de que um computador que recolhe dados de vários dados da viatura, analisa e ajusta a injecção perante esses dados, desde a quantidade de oxigénio não queimado e libertado no escape, passando pela temperatura, rotação, etc...., todos estes dados são analisados ao segundo pelo computador, podendo obter-se as melhores prestações do motor e também a melhor economia.


Existe também um tipo de Kit intermédio, utilizado nas viaturas de Injecção que junta um pouco das duas tecnologias. Juntando os componentes do Sistema Tradicional e aplicando um Processador que lê os valores de Oxigénio no escape e que através de uma electroválvula ( tipo Torneira Eléctrica) ajusta a Mistura de Ar/Combustível que entra no motor pela admissão. Este Sistema embora menos eficaz que o acima é contudo um Sistema Fiável e Económico.

Uma Vez Completo o Compartimento do motor, só falta mesmo o comutador que e montado no interior da viatura em local visível e de fácil acesso, que poderá ser apenas comutador GPL/Gasolina como também poderá indicar a quantidade de GPL no Reservatório.

Vamos para a Estrada
Completa a montagem, o passo seguinte e a afinação do mesmo.

São efectuadas várias medições de CO e afinações na centralina ou processador, que ira resultar em uma boa e eficaz carburação do GPL .

No entanto estas afinações poderão só ficar nas melhores condições após a viatura ter percorrido algumas dezenas de Quilómetros, e principalmente no Sistema Tradicional e necessário uma segunda ou até mesmo uma terceira afinação durante o primeiro mês.

Finalizando aqui o processo de transformação de uma viatura para GPL,
Esperamos que tenha esclarecido algumas duvidas, e referindo que tentamos manter o nível vocabulário do utilizador comum.

(texto por AutoGás)
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