Caravanismo de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que é a ECO-CONDUÇÃO

+3
Tiago
Pluma Vermelhinho
F. Ramos
7 participantes

Ir para baixo

O que é a ECO-CONDUÇÃO Empty Re: O que é a ECO-CONDUÇÃO

Mensagem por indiana Ter Out 20, 2009 3:05 am

Em termos gerais podemos dizer que e eco-condução ( termo moderno e politicamente correcto, tudo o que é eco também serve para nos sacar euros por tudo e por nada, que depois vão muitas vezes entrar nos bolsos de quem não quer saber nada de eco e quer é ficar com massa e ter pouco trabalho.....) sempre foi o mesmo que condução "económica".
Esta condução não tem a nada aver com a condução que vejo todos os dias, carregar no prego e ultrapassar á bruta , pela direita pela esquerda, que eu sou um "granda" condutor e tenho a melhor "máquina" por isso vejam como sou "rápido".....
A condução económica é amiga do nosso bolso e do ambiente, mas infelizmente impossivel de praticar em engarrafamentos, em estradas congestionadas e quando passamos mesmo a ser considerados como "estorvo" para a circulação dos condutores "normais"....
Todos sabem que a partir dos 80kms/H o "arrasto" aerodinãmico aumenta esponencialmente com o quadrado da velocidade, por isso sempre que andarem nas velocidades legais, acelerarem de forma lenta e continuada até atingirem a velocidade máxima pretendida, quando em desaceleração planearem com antecipação a velocidade que pretendem para entrar na curva e utilizarem os travões quase como meio de "emergência" para diminuir a velocidade instantãnea da vossa viatura etc. etc.estarão a praticar condução económica.....
Indiana
indiana
indiana

Mensagens : 302
Pontos : 368
Data de inscrição : 19/04/2009
Localização : Portugal / Oeiras

http://parapenteluso.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

O que é a ECO-CONDUÇÃO Empty Re: O que é a ECO-CONDUÇÃO

Mensagem por mjotamota Dom Out 18, 2009 1:08 am

Tiago escreveu:- engatado, a descer: 0L/100 !!!


Entao e as velas ? Nao continuam a trabalhar ? E a "queimar" o quê ?


Última edição por mjotamota em Ter Out 20, 2009 7:24 pm, editado 2 vez(es)
mjotamota
mjotamota

Mensagens : 76
Pontos : 100
Data de inscrição : 28/09/2009
Idade : 50
Localização : S. Mamede de Infesta-Matosinhos

Ir para o topo Ir para baixo

O que é a ECO-CONDUÇÃO Empty Re: O que é a ECO-CONDUÇÃO

Mensagem por A748-2 Sáb Out 17, 2009 2:37 pm

Boa tarde,

Então se eu acrescentar, que ao travar...também cortamos ou reduzimos o abastecimanto de combustivel ao motor...se calhar ainda espalho mais a confusão?! (isto nos carros mais modernos) Wink

A748-2

Mensagens : 350
Pontos : 420
Data de inscrição : 20/04/2009
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

O que é a ECO-CONDUÇÃO Empty Re: O que é a ECO-CONDUÇÃO

Mensagem por KingEribelle Sáb Out 17, 2009 11:24 am

Como dizem nuestro hermanos " não creio em bruxas mas que lás ay, las ay".

Sobre este assunto, que para mim não passa de uma falsa questão, só queria dizer o seguinte:-

Vamos admitir que encontramos uma descida acentuada e que, como mandam as regras, engatamos o carro numa velocidade reduzida, a fim de travarmos com o motor. (Deve fazer-se isso para não aquecer os travões porque quentes não travam).

Nessas circunstancias, digamos que o peso da viatura é que faz com que ela ande. Sabemos que o número de rotações do motor aumenta e que lá vamos com o motor a roncar pela descida abaixo.

Já uma vez, com a caravana, tive na Alemanha (zona da floresta negra), de fazer parte de uma descida engatado em primeira.

Querem dizer-me que o motor não vai a consumir combustível..??? Então o que é que vai a queimar ??? Nada ??
Mas então qual é a proveniencia do fumo que sai pelo escape ...???
Como diz o nosso povo:- "Não há fumo sem fogo". E para haver fogo, algo tem de estar a ser queimado.

Para eu acreditar nisso, alguém tem de me explicar o fenómeno, MUITO BEM EXPLICADO.
KingEribelle
KingEribelle

Mensagens : 68
Pontos : 78
Data de inscrição : 07/10/2009
Idade : 85
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

O que é a ECO-CONDUÇÃO Empty Re: O que é a ECO-CONDUÇÃO

Mensagem por F. Ramos Sex Out 16, 2009 8:29 pm

Olá companheiros
Por acaso é difícil acreditar, mas já me foi explicado e depois comprovado e realmente não gasta nada se levarmos o veiculo com uma mudança e o veiculo estar a andar, numa descida por exemplo.
Há coisas que ficamos a pensar, mas até são verdades.
Um abraço
F. Ramos
F. Ramos

Mensagens : 1514
Pontos : 1839
Data de inscrição : 20/04/2009
Idade : 56
Localização : Lisboa / Ferreira do Zêzere

Ir para o topo Ir para baixo

O que é a ECO-CONDUÇÃO Empty Re: O que é a ECO-CONDUÇÃO

Mensagem por mjotamota Sex Out 16, 2009 8:15 pm

Hum... Talvez...
Ainda nao estou totalmente convencido dos 0 Lt./100...mas fiquei mais esclarecido, e estou quase a acreditar.
Obrigado Tiago pelo esclarecimento.
mjotamota
mjotamota

Mensagens : 76
Pontos : 100
Data de inscrição : 28/09/2009
Idade : 50
Localização : S. Mamede de Infesta-Matosinhos

Ir para o topo Ir para baixo

O que é a ECO-CONDUÇÃO Empty Re: O que é a ECO-CONDUÇÃO

Mensagem por Tiago Sex Out 16, 2009 1:05 pm

"Nas descidas e travagens, mantenha uma mudança engrenada
Um veículo com tecnologia moderna corta a injecção de combustível quando se retira o pé do acelerador e se mantém uma mudança engrenada. Esta situação permite o aproveitamento da energia cinética do veículo para prolongar o seu movimento, sem ser necessário consumir combustível. Assim, ao retirar o pé do acelerador, mantendo sempre o carro engatado, em descidas ou situações de travagem controlada (por exemplo na aproximação a uma portagem) pode aproveitar mais eficientemente a energia utilizada."
in http://www.ecoconducao-portugal.pt

O motor mantém-se a trabalhar através da energia cinética que o carro adquire, ou seja, pela força da gravidade o carro move-se e são as rodas que mantêm o motor a trabalhar.

Uma explicação mais detalhada está em:
http://eco-ideia.blogspot.com/2009/03/minimizar-o-consumo-de-combustivel.html
Tiago
Tiago

Mensagens : 219
Pontos : 253
Data de inscrição : 07/05/2009
Idade : 44
Localização : Ermesinde - Porto

Ir para o topo Ir para baixo

O que é a ECO-CONDUÇÃO Empty Re: O que é a ECO-CONDUÇÃO

Mensagem por mjotamota Sex Out 16, 2009 12:45 pm

Tiago escreveu:- engatado, a descer: 0L/100 !!!

Entao ? 0 l/100 ???
... e o como é que o motor se mantém a trabalhar ?
Isso é o que indica no comp. de bordo...
...Mas infelizmente nao é a realidade.
mjotamota
mjotamota

Mensagens : 76
Pontos : 100
Data de inscrição : 28/09/2009
Idade : 50
Localização : S. Mamede de Infesta-Matosinhos

Ir para o topo Ir para baixo

O que é a ECO-CONDUÇÃO Empty Re: O que é a ECO-CONDUÇÃO

Mensagem por Tiago Sex Out 16, 2009 12:26 pm

Nos carros novos não é conveniente desengatar nas descidas, pois como a admissão de combustível é electrónica, quando o carro vai a descer e a inércia é suficiente para o fazer andar, o sistema corta o combustível, ou seja:
- desengatado: 0,5L/hora
- engatado, a descer: 0L/100 !!!
Tiago
Tiago

Mensagens : 219
Pontos : 253
Data de inscrição : 07/05/2009
Idade : 44
Localização : Ermesinde - Porto

Ir para o topo Ir para baixo

O que é a ECO-CONDUÇÃO Empty Re: O que é a ECO-CONDUÇÃO

Mensagem por Pluma Vermelhinho Sex Out 16, 2009 12:16 pm

Eu sempre tive instinto para conduzir de uma maneira bem económica senão vejamos:

Citroen Saxo 1.1 - médias de 5L\100
Ford Fiesta 1.25 - médias de 6L\100
Suzuki Samurai 1.9D - médias de 6.2L\100
Nissan Patrol 2.7TD - 9.5L\100
Ford Transit AutoVidenda 2.5 - 7.5L\100

Está tudo na questão de não andarmos nas pressas nem querer acelerar para 200 metros mais á frente termos de abrandar de novo quando ja sabiamos de antemão que isso ia acontecer... . Também tenho a mania de desengatar o carro nas descidas prolongadas, arrefece o motor e vou no relanti que gasta 0.5L por hora... .

Pluma Vermelhinho

Mensagens : 196
Pontos : 229
Data de inscrição : 04/05/2009
Localização : Mafra

Ir para o topo Ir para baixo

O que é a ECO-CONDUÇÃO Empty O que é a ECO-CONDUÇÃO

Mensagem por F. Ramos Sex Out 16, 2009 6:46 am

Eco-condução é uma forma de condução eficiente que permite reduzir o consumo de combustível e a emissão de gases com efeito de estufa e outros poluentes, contribuindo também para uma maior segurança rodoviária e um maior conforto dos ocupantes.

Apesar da indústria automóvel ter vindo a desenvolver veículos com cada vez menores consumos médios e emissões de CO2, poucos são os condutores que sabem como explorar da melhor forma estas potencialidades.

A eco-condução consiste na adopção de hábitos de condução que permitem tirar o maior partido dos veículos, tendo em atenção as características dos sistemas de propulsão e transmissão, optimizando os consumos, numa óptica de eficiência energética.

A eco-condução permite aos condutores e gestores de frotas de veículos obter inúmeros benefícios através da adopção de melhores práticas de condução, simples e de baixo custo.

http://www.ecoconducao-portugal.pt/conceito

Experimente e pratique, vai ver que muitos euros vão ficar no seu bolso.
F. Ramos
F. Ramos

Mensagens : 1514
Pontos : 1839
Data de inscrição : 20/04/2009
Idade : 56
Localização : Lisboa / Ferreira do Zêzere

Ir para o topo Ir para baixo

O que é a ECO-CONDUÇÃO Empty Re: O que é a ECO-CONDUÇÃO

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos