O que é a ECO-CONDUÇÃO
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Tiago
Pluma Vermelhinho
F. Ramos
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Re: O que é a ECO-CONDUÇÃO
Em termos gerais podemos dizer que e eco-condução ( termo moderno e politicamente correcto, tudo o que é eco também serve para nos sacar euros por tudo e por nada, que depois vão muitas vezes entrar nos bolsos de quem não quer saber nada de eco e quer é ficar com massa e ter pouco trabalho.....) sempre foi o mesmo que condução "económica".
Esta condução não tem a nada aver com a condução que vejo todos os dias, carregar no prego e ultrapassar á bruta , pela direita pela esquerda, que eu sou um "granda" condutor e tenho a melhor "máquina" por isso vejam como sou "rápido".....
A condução económica é amiga do nosso bolso e do ambiente, mas infelizmente impossivel de praticar em engarrafamentos, em estradas congestionadas e quando passamos mesmo a ser considerados como "estorvo" para a circulação dos condutores "normais"....
Todos sabem que a partir dos 80kms/H o "arrasto" aerodinãmico aumenta esponencialmente com o quadrado da velocidade, por isso sempre que andarem nas velocidades legais, acelerarem de forma lenta e continuada até atingirem a velocidade máxima pretendida, quando em desaceleração planearem com antecipação a velocidade que pretendem para entrar na curva e utilizarem os travões quase como meio de "emergência" para diminuir a velocidade instantãnea da vossa viatura etc. etc.estarão a praticar condução económica.....
Indiana
Esta condução não tem a nada aver com a condução que vejo todos os dias, carregar no prego e ultrapassar á bruta , pela direita pela esquerda, que eu sou um "granda" condutor e tenho a melhor "máquina" por isso vejam como sou "rápido".....
A condução económica é amiga do nosso bolso e do ambiente, mas infelizmente impossivel de praticar em engarrafamentos, em estradas congestionadas e quando passamos mesmo a ser considerados como "estorvo" para a circulação dos condutores "normais"....
Todos sabem que a partir dos 80kms/H o "arrasto" aerodinãmico aumenta esponencialmente com o quadrado da velocidade, por isso sempre que andarem nas velocidades legais, acelerarem de forma lenta e continuada até atingirem a velocidade máxima pretendida, quando em desaceleração planearem com antecipação a velocidade que pretendem para entrar na curva e utilizarem os travões quase como meio de "emergência" para diminuir a velocidade instantãnea da vossa viatura etc. etc.estarão a praticar condução económica.....
Indiana
Re: O que é a ECO-CONDUÇÃO
Tiago escreveu:- engatado, a descer: 0L/100 !!!
Entao e as velas ? Nao continuam a trabalhar ? E a "queimar" o quê ?
Última edição por mjotamota em Ter Out 20, 2009 7:24 pm, editado 2 vez(es)
mjotamota- Mensagens : 76
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Re: O que é a ECO-CONDUÇÃO
Boa tarde,
Então se eu acrescentar, que ao travar...também cortamos ou reduzimos o abastecimanto de combustivel ao motor...se calhar ainda espalho mais a confusão?! (isto nos carros mais modernos)
Então se eu acrescentar, que ao travar...também cortamos ou reduzimos o abastecimanto de combustivel ao motor...se calhar ainda espalho mais a confusão?! (isto nos carros mais modernos)
A748-2- Mensagens : 350
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Re: O que é a ECO-CONDUÇÃO
Como dizem nuestro hermanos " não creio em bruxas mas que lás ay, las ay".
Sobre este assunto, que para mim não passa de uma falsa questão, só queria dizer o seguinte:-
Vamos admitir que encontramos uma descida acentuada e que, como mandam as regras, engatamos o carro numa velocidade reduzida, a fim de travarmos com o motor. (Deve fazer-se isso para não aquecer os travões porque quentes não travam).
Nessas circunstancias, digamos que o peso da viatura é que faz com que ela ande. Sabemos que o número de rotações do motor aumenta e que lá vamos com o motor a roncar pela descida abaixo.
Já uma vez, com a caravana, tive na Alemanha (zona da floresta negra), de fazer parte de uma descida engatado em primeira.
Querem dizer-me que o motor não vai a consumir combustível..??? Então o que é que vai a queimar ??? Nada ??
Mas então qual é a proveniencia do fumo que sai pelo escape ...???
Como diz o nosso povo:- "Não há fumo sem fogo". E para haver fogo, algo tem de estar a ser queimado.
Para eu acreditar nisso, alguém tem de me explicar o fenómeno, MUITO BEM EXPLICADO.
Sobre este assunto, que para mim não passa de uma falsa questão, só queria dizer o seguinte:-
Vamos admitir que encontramos uma descida acentuada e que, como mandam as regras, engatamos o carro numa velocidade reduzida, a fim de travarmos com o motor. (Deve fazer-se isso para não aquecer os travões porque quentes não travam).
Nessas circunstancias, digamos que o peso da viatura é que faz com que ela ande. Sabemos que o número de rotações do motor aumenta e que lá vamos com o motor a roncar pela descida abaixo.
Já uma vez, com a caravana, tive na Alemanha (zona da floresta negra), de fazer parte de uma descida engatado em primeira.
Querem dizer-me que o motor não vai a consumir combustível..??? Então o que é que vai a queimar ??? Nada ??
Mas então qual é a proveniencia do fumo que sai pelo escape ...???
Como diz o nosso povo:- "Não há fumo sem fogo". E para haver fogo, algo tem de estar a ser queimado.
Para eu acreditar nisso, alguém tem de me explicar o fenómeno, MUITO BEM EXPLICADO.
KingEribelle- Mensagens : 68
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Re: O que é a ECO-CONDUÇÃO
Olá companheiros
Por acaso é difícil acreditar, mas já me foi explicado e depois comprovado e realmente não gasta nada se levarmos o veiculo com uma mudança e o veiculo estar a andar, numa descida por exemplo.
Há coisas que ficamos a pensar, mas até são verdades.
Um abraço
Por acaso é difícil acreditar, mas já me foi explicado e depois comprovado e realmente não gasta nada se levarmos o veiculo com uma mudança e o veiculo estar a andar, numa descida por exemplo.
Há coisas que ficamos a pensar, mas até são verdades.
Um abraço
F. Ramos- Mensagens : 1514
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Re: O que é a ECO-CONDUÇÃO
Hum... Talvez...
Ainda nao estou totalmente convencido dos 0 Lt./100...mas fiquei mais esclarecido, e estou quase a acreditar.
Obrigado Tiago pelo esclarecimento.
Ainda nao estou totalmente convencido dos 0 Lt./100...mas fiquei mais esclarecido, e estou quase a acreditar.
Obrigado Tiago pelo esclarecimento.
mjotamota- Mensagens : 76
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Localização : S. Mamede de Infesta-Matosinhos
Re: O que é a ECO-CONDUÇÃO
"Nas descidas e travagens, mantenha uma mudança engrenada
Um veículo com tecnologia moderna corta a injecção de combustível quando se retira o pé do acelerador e se mantém uma mudança engrenada. Esta situação permite o aproveitamento da energia cinética do veículo para prolongar o seu movimento, sem ser necessário consumir combustível. Assim, ao retirar o pé do acelerador, mantendo sempre o carro engatado, em descidas ou situações de travagem controlada (por exemplo na aproximação a uma portagem) pode aproveitar mais eficientemente a energia utilizada."
in http://www.ecoconducao-portugal.pt
O motor mantém-se a trabalhar através da energia cinética que o carro adquire, ou seja, pela força da gravidade o carro move-se e são as rodas que mantêm o motor a trabalhar.
Uma explicação mais detalhada está em:
http://eco-ideia.blogspot.com/2009/03/minimizar-o-consumo-de-combustivel.html
Um veículo com tecnologia moderna corta a injecção de combustível quando se retira o pé do acelerador e se mantém uma mudança engrenada. Esta situação permite o aproveitamento da energia cinética do veículo para prolongar o seu movimento, sem ser necessário consumir combustível. Assim, ao retirar o pé do acelerador, mantendo sempre o carro engatado, em descidas ou situações de travagem controlada (por exemplo na aproximação a uma portagem) pode aproveitar mais eficientemente a energia utilizada."
in http://www.ecoconducao-portugal.pt
O motor mantém-se a trabalhar através da energia cinética que o carro adquire, ou seja, pela força da gravidade o carro move-se e são as rodas que mantêm o motor a trabalhar.
Uma explicação mais detalhada está em:
http://eco-ideia.blogspot.com/2009/03/minimizar-o-consumo-de-combustivel.html
Tiago- Mensagens : 219
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Idade : 44
Localização : Ermesinde - Porto
Re: O que é a ECO-CONDUÇÃO
Tiago escreveu:- engatado, a descer: 0L/100 !!!
Entao ? 0 l/100 ???
... e o como é que o motor se mantém a trabalhar ?
Isso é o que indica no comp. de bordo...
...Mas infelizmente nao é a realidade.
mjotamota- Mensagens : 76
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Localização : S. Mamede de Infesta-Matosinhos
Re: O que é a ECO-CONDUÇÃO
Nos carros novos não é conveniente desengatar nas descidas, pois como a admissão de combustível é electrónica, quando o carro vai a descer e a inércia é suficiente para o fazer andar, o sistema corta o combustível, ou seja:
- desengatado: 0,5L/hora
- engatado, a descer: 0L/100 !!!
- desengatado: 0,5L/hora
- engatado, a descer: 0L/100 !!!
Tiago- Mensagens : 219
Pontos : 253
Data de inscrição : 07/05/2009
Idade : 44
Localização : Ermesinde - Porto
Re: O que é a ECO-CONDUÇÃO
Eu sempre tive instinto para conduzir de uma maneira bem económica senão vejamos:
Citroen Saxo 1.1 - médias de 5L\100
Ford Fiesta 1.25 - médias de 6L\100
Suzuki Samurai 1.9D - médias de 6.2L\100
Nissan Patrol 2.7TD - 9.5L\100
Ford Transit AutoVidenda 2.5 - 7.5L\100
Está tudo na questão de não andarmos nas pressas nem querer acelerar para 200 metros mais á frente termos de abrandar de novo quando ja sabiamos de antemão que isso ia acontecer... . Também tenho a mania de desengatar o carro nas descidas prolongadas, arrefece o motor e vou no relanti que gasta 0.5L por hora... .
Citroen Saxo 1.1 - médias de 5L\100
Ford Fiesta 1.25 - médias de 6L\100
Suzuki Samurai 1.9D - médias de 6.2L\100
Nissan Patrol 2.7TD - 9.5L\100
Ford Transit AutoVidenda 2.5 - 7.5L\100
Está tudo na questão de não andarmos nas pressas nem querer acelerar para 200 metros mais á frente termos de abrandar de novo quando ja sabiamos de antemão que isso ia acontecer... . Também tenho a mania de desengatar o carro nas descidas prolongadas, arrefece o motor e vou no relanti que gasta 0.5L por hora... .
Pluma Vermelhinho- Mensagens : 196
Pontos : 229
Data de inscrição : 04/05/2009
Localização : Mafra
O que é a ECO-CONDUÇÃO
Eco-condução é uma forma de condução eficiente que permite reduzir o consumo de combustível e a emissão de gases com efeito de estufa e outros poluentes, contribuindo também para uma maior segurança rodoviária e um maior conforto dos ocupantes.
Apesar da indústria automóvel ter vindo a desenvolver veículos com cada vez menores consumos médios e emissões de CO2, poucos são os condutores que sabem como explorar da melhor forma estas potencialidades.
A eco-condução consiste na adopção de hábitos de condução que permitem tirar o maior partido dos veículos, tendo em atenção as características dos sistemas de propulsão e transmissão, optimizando os consumos, numa óptica de eficiência energética.
A eco-condução permite aos condutores e gestores de frotas de veículos obter inúmeros benefícios através da adopção de melhores práticas de condução, simples e de baixo custo.
http://www.ecoconducao-portugal.pt/conceito
Experimente e pratique, vai ver que muitos euros vão ficar no seu bolso.
Apesar da indústria automóvel ter vindo a desenvolver veículos com cada vez menores consumos médios e emissões de CO2, poucos são os condutores que sabem como explorar da melhor forma estas potencialidades.
A eco-condução consiste na adopção de hábitos de condução que permitem tirar o maior partido dos veículos, tendo em atenção as características dos sistemas de propulsão e transmissão, optimizando os consumos, numa óptica de eficiência energética.
A eco-condução permite aos condutores e gestores de frotas de veículos obter inúmeros benefícios através da adopção de melhores práticas de condução, simples e de baixo custo.
http://www.ecoconducao-portugal.pt/conceito
Experimente e pratique, vai ver que muitos euros vão ficar no seu bolso.
F. Ramos- Mensagens : 1514
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