VEICULO TRACTOR
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Re: VEICULO TRACTOR
Olá !
Eu comecei com uma Daewoo Nubira 1.6 GPL de 106 Cv.
Ora como a minha Knaus 500 pesa 1200 kg. tinha grande dificuldade. Raramente conseguia engrenar a 5ª velocidade. Nas subidas só em 3ª e 2ª. Ultrapassagens, eram impossiveis. Só para dar uma ideia do esforço: a carrinha habitualmente consumia 13/14 litros de GPL. Com a caravana, chegava aos 20 L./100.
Mais tarde adquiri uma Mercedes E200 Kompressor GPL de 192 Cv. Cx. automatica.
Acabaram-se os problemas, ultrapassagens sem stress, os consumos que sao de 14 litros a GPL passaram apenas para 15 L./100. com a caravana.
A conduçao é quase sempre feita na 5ª velocidade, e esta é atingida sem o menor esforço.
Acima dos 110 Km/h nota-se naturalmente o efeito anti aerodinamico.
Resta dider que estou muito satisfeito com o conjunto !
Eu comecei com uma Daewoo Nubira 1.6 GPL de 106 Cv.
Ora como a minha Knaus 500 pesa 1200 kg. tinha grande dificuldade. Raramente conseguia engrenar a 5ª velocidade. Nas subidas só em 3ª e 2ª. Ultrapassagens, eram impossiveis. Só para dar uma ideia do esforço: a carrinha habitualmente consumia 13/14 litros de GPL. Com a caravana, chegava aos 20 L./100.
Mais tarde adquiri uma Mercedes E200 Kompressor GPL de 192 Cv. Cx. automatica.
Acabaram-se os problemas, ultrapassagens sem stress, os consumos que sao de 14 litros a GPL passaram apenas para 15 L./100. com a caravana.
A conduçao é quase sempre feita na 5ª velocidade, e esta é atingida sem o menor esforço.
Acima dos 110 Km/h nota-se naturalmente o efeito anti aerodinamico.
Resta dider que estou muito satisfeito com o conjunto !
mjotamota- Mensagens : 76
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Re: VEICULO TRACTOR
Como veículos trator tenho 2:
saab 9000 aero 2.0T
e saab 9000 CS 2.3 T , ambos a gasolina. O 2.3 está neste momento a fazer a instalação de gpl e será o que se vai manter neste papel por ter mais força e os custos com o combustívels sairão mais reduzidos.
Em tempos puxava uma caravana rápido club38. Tinha 750kg. Nem vos digo a velocidade a que eu andava com aquilo. Tão depressa que numa altura, num dia de chuva, na AE1, tive que fazer uma travagem bem forte porque me ia esquecendo da saída para a portagem. O conjunto nem se desviou um bocadinho.
Agora tenho uma maior. Passei para uma club42 e nota-se bem a diferença. A caravana tem a mesma largura da outra, apenas 2m mas como é mais comprida torna-se tambem mais instável. E a diferença para os 1000kg tambem se sente no peso e tive que aplicar o estabilizador porque em descidas acentuadas era ela que queria começar a empurrar o carro.
Quanto aos consumos, anda entre os 10 e os 12L/100km. Começa a baloiçar a partir dos 130km/h. Até aos 80km/h leva-se muito bem. Dos 80 aos 100, dependendo dos percursos, já exige mais em termos de consumos.
saab 9000 aero 2.0T
e saab 9000 CS 2.3 T , ambos a gasolina. O 2.3 está neste momento a fazer a instalação de gpl e será o que se vai manter neste papel por ter mais força e os custos com o combustívels sairão mais reduzidos.
Em tempos puxava uma caravana rápido club38. Tinha 750kg. Nem vos digo a velocidade a que eu andava com aquilo. Tão depressa que numa altura, num dia de chuva, na AE1, tive que fazer uma travagem bem forte porque me ia esquecendo da saída para a portagem. O conjunto nem se desviou um bocadinho.
Agora tenho uma maior. Passei para uma club42 e nota-se bem a diferença. A caravana tem a mesma largura da outra, apenas 2m mas como é mais comprida torna-se tambem mais instável. E a diferença para os 1000kg tambem se sente no peso e tive que aplicar o estabilizador porque em descidas acentuadas era ela que queria começar a empurrar o carro.
Quanto aos consumos, anda entre os 10 e os 12L/100km. Começa a baloiçar a partir dos 130km/h. Até aos 80km/h leva-se muito bem. Dos 80 aos 100, dependendo dos percursos, já exige mais em termos de consumos.
Club42- Mensagens : 187
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Re: VEICULO TRACTOR
valerajo escreveu:Caro,
Viatura classe 1 é sempre classe 1 tenha ou não um atrelado/caravana.
Viatura classe 2 passa a classe 3 se tiver um atrelado com 1 eixo e passa a classe 4 se o atrelado tiver 2 eixos.
Algures no tempo circulava uma comparação engraçada...
Um Porche Cayenne com um atrelado de um Iate de uns 12 metros é considerado classe 1
Um Defender com um atrelado de trabalho com 2 eixos é considerado classe 4
Companheiro só para lembrar que umCayene e um defenser são bem diferentes. Esses Olhos não distinguem a diferença.
Um abraço
Este país tem coisas que não se explicam por racional.
TUGAERIBA- Mensagens : 1079
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Re: VEICULO TRACTOR
Caro,
Viatura classe 1 é sempre classe 1 tenha ou não um atrelado/caravana.
Viatura classe 2 passa a classe 3 se tiver um atrelado com 1 eixo e passa a classe 4 se o atrelado tiver 2 eixos.
Algures no tempo circulava uma comparação engraçada...
Um Porche Cayenne com um atrelado de um Iate de uns 12 metros é considerado classe 1
Um Defender com um atrelado de trabalho com 2 eixos é considerado classe 4
Viatura classe 1 é sempre classe 1 tenha ou não um atrelado/caravana.
Viatura classe 2 passa a classe 3 se tiver um atrelado com 1 eixo e passa a classe 4 se o atrelado tiver 2 eixos.
Algures no tempo circulava uma comparação engraçada...
Um Porche Cayenne com um atrelado de um Iate de uns 12 metros é considerado classe 1
Um Defender com um atrelado de trabalho com 2 eixos é considerado classe 4
valerajo- Mensagens : 50
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Re: VEICULO TRACTOR
Só mais uma achega em relação à Via Verde, tenho passado algumas vezes carro (classe 1) + caravana e ainda não tive qualquer problema.
Castor Amigo- Mensagens : 242
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Re: VEICULO TRACTOR
Tenho um Renault Mégane Break 1.5 DCi 105 cv e uma Vimara 370.
Ainda só fiz uma viagem longa, que foi Porto - Lisboa - Porto. (Até ao Lisboa Camping, em Monsanto)
O comportamento do conjunto foi muito bom, em auto estrada sempre em 5ª ( a carrinha tem 6 velocidades) e em algumas subidas reduzia para 4ª, velocidades entre os 90 e os 110 km/h.
Nota-se bem a presença da caravana, deve tambem ser devido a nao ter estabilizador.
Cuidados a ter, são dar mais espaço ao veículo da frente, reduzir com mais frequência e utilizar o menos possível os travões. Nos arranques acelarar mais do que o normal. Ter bastante atenção quando somos ultrapassados por camiões especialmente e nao dar guinadas muito fortes com a direcção.
Cumps
Ainda só fiz uma viagem longa, que foi Porto - Lisboa - Porto. (Até ao Lisboa Camping, em Monsanto)
O comportamento do conjunto foi muito bom, em auto estrada sempre em 5ª ( a carrinha tem 6 velocidades) e em algumas subidas reduzia para 4ª, velocidades entre os 90 e os 110 km/h.
Nota-se bem a presença da caravana, deve tambem ser devido a nao ter estabilizador.
Cuidados a ter, são dar mais espaço ao veículo da frente, reduzir com mais frequência e utilizar o menos possível os travões. Nos arranques acelarar mais do que o normal. Ter bastante atenção quando somos ultrapassados por camiões especialmente e nao dar guinadas muito fortes com a direcção.
Cumps
Pedro Nuno- Mensagens : 12
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Re: VEICULO TRACTOR
Como tractor tenho um Opel Frontera 2.2 DTI Limited de 115 CV.
Nada a declarar, nem mesmo os consumos, por norma gasta 9/10 lts, com a caravana a média é de 11lts, apesar de conjunto ter quase 14 mts de comprimento e a caravelair 510 tem quase 1300 kg de peso.
Mas ainda sou verdinho nestas andanças, ainda fiz 2000km com o conjunto.
Nada a declarar, nem mesmo os consumos, por norma gasta 9/10 lts, com a caravana a média é de 11lts, apesar de conjunto ter quase 14 mts de comprimento e a caravelair 510 tem quase 1300 kg de peso.
Mas ainda sou verdinho nestas andanças, ainda fiz 2000km com o conjunto.
MarCampos- Mensagens : 40
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Re: VEICULO TRACTOR
dreamer escreveu:Bom com o meu tractor Toyota Land Cruiser 3.0 TDi nada a declarar apenas que paga classe 3 e que gasta 12L aos 100 a 90Km/h sempre.
Com o Golf a coisa é outra e as habilidades multiplicam-se:
- Para começar tento não arrancar muitas vezes sempre;
- A manobrar tenho muito cuidado para andar para trás e para a frente o menos possível;
- Em fila às vezes vou em velocidade baixa em vez de andar no pára arranca;
- A subir também reduzo atempadamente;
- Nas descidas desacelero ligeiramente mas nunca desengato;
cpt,
Augusto
Boas companheiro
Se me permite, também tinha o mesmo problema, carro de classe 2 com a caravana a reboque subia para classe 3.
Mas se adquirir a via verde com classe dois, continua a pagar classe 2 com a caravana atrelada. pelo menos é que que eu faço. E conheço mais alguns com a mesma situação e não tenho conhecimento de ter havido qualquer tipo de problema com a a brisa ou com a policia.
Espero ter sido útil na sugestão.
MarCampos- Mensagens : 40
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Re: VEICULO TRACTOR
http://www.whattowcar.com
Excelente sítio para tirar dúvidas sobre o veículo tractor.
Verifiquei que existe uma grande diferença entre o 207 1.4Hdi e o Xsara 2.0Hdi, como seria de esperar
Excelente sítio para tirar dúvidas sobre o veículo tractor.
Verifiquei que existe uma grande diferença entre o 207 1.4Hdi e o Xsara 2.0Hdi, como seria de esperar
Castor Amigo- Mensagens : 242
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Re: VEICULO TRACTOR
Até este ano o meu veiculo era um Classe A 200 CDI 149 cv. A minha caravana tem 750 kg, nada a registar, mais de 15000km sem problemas. Consumos 9lts numa velocidade de 110 Km em autoestrada em França.
Este ano como podem ver subi pra um classe C 220 cdi 174 Cv. Na viajem que fiz de fim de semana nem notei a caravana. Consumo 8 Lts, não passei os 100km /h.
Nem se sente a caravana.
TUGAERIBA- Mensagens : 1079
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Re: VEICULO TRACTOR
Amigos, boa tarde.
Eu para tractor uso uma ford ranger 4x4 e tenho uma caravelair 476 de 1000kg.
A minha primeira caravana foi uma adria 360 de 750kg,em condução e manobras não sinto grandes diferenças entre as duas e mesmo nos consumos tambem não(são sempre altos)mas como dizia um amigo:"quem nao presta para beber não presta para trabalhar..."embora a frase seja adaptada a verdade e que não troco a minha 4x4 por nada.só por outra claro.
Quanto á questão do comprimento total do conjunto,como a minha vida é conduzir autocarros...
abraços
Eu para tractor uso uma ford ranger 4x4 e tenho uma caravelair 476 de 1000kg.
A minha primeira caravana foi uma adria 360 de 750kg,em condução e manobras não sinto grandes diferenças entre as duas e mesmo nos consumos tambem não(são sempre altos)mas como dizia um amigo:"quem nao presta para beber não presta para trabalhar..."embora a frase seja adaptada a verdade e que não troco a minha 4x4 por nada.só por outra claro.
Quanto á questão do comprimento total do conjunto,como a minha vida é conduzir autocarros...
abraços
paulo duarte- Mensagens : 65
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Localização : belas
Re: VEICULO TRACTOR
Atenção companheiro, os limites de velocidade e à condução , tem de ter calma e saber que precisa de mais espaço para travar.
Um abraço e boa viagem.
Um abraço e boa viagem.
TUGAERIBA- Mensagens : 1079
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VEiculo Tractor
Daquilo que vejo dos companheiros a maior parte do pessoal tem caravanas mais leves que a minha. É por isso que estou um bocado preocupado com este imenso comboio que fica com quase 14 metros entre o veiculo e a caravana.
Vamos a ver depois de fazer uma viagem ao Algarve e voltar logo vos digo como foi transportar e manobrar uma knaus 500 com uma carrinha opel astra 1.9.....
Só depois desta viagem vou decidir se coloco o mover....o "Movo" para uma caravana mais pequena...
Saudações campistas a todos
Vamos a ver depois de fazer uma viagem ao Algarve e voltar logo vos digo como foi transportar e manobrar uma knaus 500 com uma carrinha opel astra 1.9.....
Só depois desta viagem vou decidir se coloco o mover....o "Movo" para uma caravana mais pequena...
Saudações campistas a todos
frmusico- Mensagens : 19
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Idade : 53
Re: VEICULO TRACTOR
Sim nota-se o travão aerodinãmico engatado no carro. Com o conjunto, nas descidas acentuadas ( tipo uns 8%) nem preciso de travar, o conjunto auto-trava-se aerodinãmicamente mantendo a velocidade dentro dos limites e por vezes até é preciso acelerar um cheirinho.
Indiana
Indiana
Re: VEICULO TRACTOR
O meu tractor é um VW 1.9 Tdi de 130 Cv.
Já tive uma Caravelair 376 de 750Kg de tara e gastava em condiçoes favoraveis na ordem dos 9,5/10 lt aos 100km/h.
Agora passei para uma Caravelair 426 com tara de 950 Kg e já noto um maior consumo. Julgo que o peso não tenha muita importtãncia mas sim a aerodinamica e esta sendo 20cm mais larga, tem a sua influência.
Assim gasto 10/11 lt aos 100K/h chegando aos 12/13lt com vento.
Já tive uma Caravelair 376 de 750Kg de tara e gastava em condiçoes favoraveis na ordem dos 9,5/10 lt aos 100km/h.
Agora passei para uma Caravelair 426 com tara de 950 Kg e já noto um maior consumo. Julgo que o peso não tenha muita importtãncia mas sim a aerodinamica e esta sendo 20cm mais larga, tem a sua influência.
Assim gasto 10/11 lt aos 100K/h chegando aos 12/13lt com vento.
ribascop1972- Mensagens : 119
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Re: VEICULO TRACTOR
Companheiro Azulinho,
O meu tem caixa manual, foi uma opção estudada. A "cara metade" por vezes conduz o carro e andar a mudar de caixa automática para manual ( o carro dela é manual) ainda estragava alguma coisa nos carros, optei por ter a coisa uniformizada. Quem conduz um automático até engorda, tal é o conforto e o descanso de não andar a carregar na embraigem.
Está bem servido e para rebocar é mais fácil e melhor.
Indiana
O meu tem caixa manual, foi uma opção estudada. A "cara metade" por vezes conduz o carro e andar a mudar de caixa automática para manual ( o carro dela é manual) ainda estragava alguma coisa nos carros, optei por ter a coisa uniformizada. Quem conduz um automático até engorda, tal é o conforto e o descanso de não andar a carregar na embraigem.
Está bem servido e para rebocar é mais fácil e melhor.
Indiana
Re: VEICULO TRACTOR
Caros companheiros,
Comecei o caravanismo um pouco ás apalpadelas pois estava um pouco céptico quanto ao meu carro mas depois de ter efectuado no 1º ano um total de 5500 km´s estou convencido!Tenho um Seat Altea com um motor muito fiável o 1.9 Tdi de 136 cvs com um peso bruto de 2005 kgs.Quando atrelado á minha knaus 400 lk é um conjunto equilibrado.Em subidas tipo as da ip4(Ex.Marão) uso 3ª 4ª mas nas restantes chego á quinta.Em plano o conjunto facilmente chega oas 110 km´s ou mais mas não abuso da confiança e limito-me oas 100-110kmh.Em manobras evito andar a esforçar a embraiagem,enquanto não tenho mover ou hitchdrive recorro ao «mover la-mão-é-que-é-bom» ou seja desatrelo e empurro á mão ,só faz bem ao musculo e poupamos o veiculo.Consumos faz com condições favoráveis 8-9 ltros, com vento e muitas subidas dispara para os 9-11.Nesta ultima saida limpei o filtro e notei 7 litros aos 100 km´s mas acho que o c.b. não deveria de estar muito bem .Em tudo resto estou satisfeito como carro e motor e penso que se fosse maior a caravana já não conseguiria esta mobilidade.
Boas viagens,
Ricardo76
Comecei o caravanismo um pouco ás apalpadelas pois estava um pouco céptico quanto ao meu carro mas depois de ter efectuado no 1º ano um total de 5500 km´s estou convencido!Tenho um Seat Altea com um motor muito fiável o 1.9 Tdi de 136 cvs com um peso bruto de 2005 kgs.Quando atrelado á minha knaus 400 lk é um conjunto equilibrado.Em subidas tipo as da ip4(Ex.Marão) uso 3ª 4ª mas nas restantes chego á quinta.Em plano o conjunto facilmente chega oas 110 km´s ou mais mas não abuso da confiança e limito-me oas 100-110kmh.Em manobras evito andar a esforçar a embraiagem,enquanto não tenho mover ou hitchdrive recorro ao «mover la-mão-é-que-é-bom» ou seja desatrelo e empurro á mão ,só faz bem ao musculo e poupamos o veiculo.Consumos faz com condições favoráveis 8-9 ltros, com vento e muitas subidas dispara para os 9-11.Nesta ultima saida limpei o filtro e notei 7 litros aos 100 km´s mas acho que o c.b. não deveria de estar muito bem .Em tudo resto estou satisfeito como carro e motor e penso que se fosse maior a caravana já não conseguiria esta mobilidade.
Boas viagens,
Ricardo76
Convidad- Convidado
Re: VEICULO TRACTOR
indiana escreveu:Caros Companheiros,
O meu veículo tractor é uma familiar Mercedes E 270 CDI 178 CV ...Indiana
Caro Indiana,
a sua viatura tem caixa manual ou automatica?
Pergunto isto porque tenho uma C220CDI com caixa automática e gostava de ter algum feed back sobre o comportamento.
Cumprimentos, Nuno
azulinho- Mensagens : 82
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Re: VEICULO TRACTOR
Caros Companheiros,
O meu veículo tractor é uma familiar Mercedes E 270 CDI 178 CV com o peso bruto de 2450kg atrelado a uma Knaus 400LK com 1200kg (carta B+E exigida pelo peso do conjunto), com este conjunto de 11 metros de comprimento efectuei 10.000 kms em 2008 e este ano espero completar mais ou menos o mesmo. Nada a referir. Só é preciso paciência para andar devagar (80-90-100). Consumos entre 8.4 e 11.5, mais coisa menos coisa, no geral anda pelos 10 L ( é o que diz o computador).
Indiana
O meu veículo tractor é uma familiar Mercedes E 270 CDI 178 CV com o peso bruto de 2450kg atrelado a uma Knaus 400LK com 1200kg (carta B+E exigida pelo peso do conjunto), com este conjunto de 11 metros de comprimento efectuei 10.000 kms em 2008 e este ano espero completar mais ou menos o mesmo. Nada a referir. Só é preciso paciência para andar devagar (80-90-100). Consumos entre 8.4 e 11.5, mais coisa menos coisa, no geral anda pelos 10 L ( é o que diz o computador).
Indiana
Última edição por indiana em Ter maio 12, 2009 3:04 am, editado 2 vez(es)
Re: VEICULO TRACTOR
Tenho uma Pluma/Silmecar 350DD.
Os primeiros 7500 km's foram feitos com um 207 1.4Hdi 90cv.
Como somos só dois rolavamos bem, nas subidas por vezes tinha de meter a 3ª. Na subida para a Serra Nevada tive de ir quase sempre em 2ª. Mas o "desenrrascado" continua vivo e de saúde.
Não uso estabilizador e o conjunto é estável.
Este ano como vou ter de levar mais pessoal adquiri um Xsara break 2.0Hdi 110cv, mas só vou experimentar este mês.
Depois dou notícias.
Os primeiros 7500 km's foram feitos com um 207 1.4Hdi 90cv.
Como somos só dois rolavamos bem, nas subidas por vezes tinha de meter a 3ª. Na subida para a Serra Nevada tive de ir quase sempre em 2ª. Mas o "desenrrascado" continua vivo e de saúde.
Não uso estabilizador e o conjunto é estável.
Este ano como vou ter de levar mais pessoal adquiri um Xsara break 2.0Hdi 110cv, mas só vou experimentar este mês.
Depois dou notícias.
Castor Amigo- Mensagens : 242
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Re: VEICULO TRACTOR
Olá Companheiro
Eu tenho uma carrinha VW Pólo 1.9 TDI (110 CV), numa condução normal ela me faz 4 a 5 litros, com a caravana SPRITE 400MK o consumo é de 6 a 8 litros com velocidades até aos 100/110 km/h conforme se é em estrada ou auto-estrada e muito importante conforme o vento, devo lembrar os meus amigos que a minha caravana pesa no livrete 470 Kg.
A condução que faço é utilizar sempre a caixa com a mudança mais baixa para assim ter mais estabilidade tanto na condução como na estabilidade tractor/caravana.
Em relação á embraiagem, nunca andar lá com o pé, os pontos de embriaguem é que estraga tudo, prefiro meter uma mudança mais baixa e acelerar menos.
As travagens devem ser sempre suaves, manter as distâncias do veículo da frente, e ver o que se passa á frente desse mesmo veículo, assim podemos prever o que o condutor da frente vai fazer.
Em relação ao estabilizador, eu ainda não o tenho, mas talvez o compre mais para a frente.
Nas subidas embalo o carro para fazer essa subida, sem esforço do carro para assim não aumentar a temperatura e se for preciso engato uma mudança mais baixa no princípio da subida, as descidas é sempre engatada uma mudança nem que seja a 5º.
Eu também como tenho os retrovisores auxiliares laterais a focar as rodas da caravana vejo sempre por onde elas passam, evitando assim raízes debaixo do alcatrão (se possível) e os nossos amigos buracos.
Nas filas de trânsito paro o menos possível, para fazer os menos arranques possíveis.
Conclusão quando conduzimos os nossos carros com as nossas caravanas, lembre-se que devem conduzir como se de um automóvel pesado de mercadorias se tratasse.
Um abraço a todos
E óptimas viagens com a família
Eu tenho uma carrinha VW Pólo 1.9 TDI (110 CV), numa condução normal ela me faz 4 a 5 litros, com a caravana SPRITE 400MK o consumo é de 6 a 8 litros com velocidades até aos 100/110 km/h conforme se é em estrada ou auto-estrada e muito importante conforme o vento, devo lembrar os meus amigos que a minha caravana pesa no livrete 470 Kg.
A condução que faço é utilizar sempre a caixa com a mudança mais baixa para assim ter mais estabilidade tanto na condução como na estabilidade tractor/caravana.
Em relação á embraiagem, nunca andar lá com o pé, os pontos de embriaguem é que estraga tudo, prefiro meter uma mudança mais baixa e acelerar menos.
As travagens devem ser sempre suaves, manter as distâncias do veículo da frente, e ver o que se passa á frente desse mesmo veículo, assim podemos prever o que o condutor da frente vai fazer.
Em relação ao estabilizador, eu ainda não o tenho, mas talvez o compre mais para a frente.
Nas subidas embalo o carro para fazer essa subida, sem esforço do carro para assim não aumentar a temperatura e se for preciso engato uma mudança mais baixa no princípio da subida, as descidas é sempre engatada uma mudança nem que seja a 5º.
Eu também como tenho os retrovisores auxiliares laterais a focar as rodas da caravana vejo sempre por onde elas passam, evitando assim raízes debaixo do alcatrão (se possível) e os nossos amigos buracos.
Nas filas de trânsito paro o menos possível, para fazer os menos arranques possíveis.
Conclusão quando conduzimos os nossos carros com as nossas caravanas, lembre-se que devem conduzir como se de um automóvel pesado de mercadorias se tratasse.
Um abraço a todos
E óptimas viagens com a família
Última edição por F. Ramos em Qui maio 07, 2009 10:40 pm, editado 1 vez(es)
F. Ramos- Mensagens : 1514
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Re: VEICULO TRACTOR
Bom com o meu tractor Toyota Land Cruiser 3.0 TDi nada a declarar apenas que paga classe 3 e que gasta 12L aos 100 a 90Km/h sempre.
Com o Golf a coisa é outra e as habilidades multiplicam-se:
- Para começar tento não arrancar muitas vezes sempre;
- A manobrar tenho muito cuidado para andar para trás e para a frente o menos possível;
- Em fila às vezes vou em velocidade baixa em vez de andar no pára arranca;
- A subir também reduzo atempadamente;
- Nas descidas desacelero ligeiramente mas nunca desengato;
cpt,
Augusto
Com o Golf a coisa é outra e as habilidades multiplicam-se:
- Para começar tento não arrancar muitas vezes sempre;
- A manobrar tenho muito cuidado para andar para trás e para a frente o menos possível;
- Em fila às vezes vou em velocidade baixa em vez de andar no pára arranca;
- A subir também reduzo atempadamente;
- Nas descidas desacelero ligeiramente mas nunca desengato;
cpt,
Augusto
dreamer- Mensagens : 29
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VEICULO TRACTOR
Em relação ao veiculo tractor quando comprei a minha caravana tive mesmo muito medo se ele iria ou não puxa-la. Estava enganado o meu Honda 1.5 V-Tec 114 CV puxa sem qualwuer problema, deve-se ter cuidado é com as velocidades engrenadas, tenho lido muito acerca disso e o mais conveniente é deixar o motor andar sempre vivo mesmo que tenha de ser numa velocidade inferior. Dependendo do binário de cada carro existem velocidades como a 3, 4, 5 que são mais ou menos curtas nos carros a gasolina e diesel. É preferivel manter uma 3 sem acelarar muito do que ir em 4 sem binário suficiente para manter a rotação, isto desgasta o motor pois está em esforço sem ser compensado. Quando á embraiagem no inicio a minha de marcha-atras até deitou fumo e um cheiro medonho. Aprendi o seguinte ao arrancar fazer ponto uma vez e dar o primeiro impulso, logo de seguida o segundo impulso e tirar logo o pé de l, fazer arranques suaves nem que tenha de puxar mais as rotações para aguentar a velocidade seguinte. Quanto a andar para traz sugiro o mesmo andar devagar mas sem fazer ponto de embraiagem, sei que é dificil mas nada melhor que praticar em sitios planos para depois usar a experiencia com inclinações. Se ao fazer marcha-atras o carro começar a forçar é melhor andar para a frente um pouco e fazer movimento pendular desta forma esforça menos.
No meu caso o carro não cheirou mais a ferodo. com 20 euros fiz 170 km com ar condicionado ligado na volta, penso que são consumos aceitaveis para puxar quase 900 kg.
Cumprimentos
No meu caso o carro não cheirou mais a ferodo. com 20 euros fiz 170 km com ar condicionado ligado na volta, penso que são consumos aceitaveis para puxar quase 900 kg.
Cumprimentos
josorio- Mensagens : 133
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Localização : São Mamede Infesta Matosinhos
Re: VEICULO TRACTOR
Boa ideia frmusico
O carro que uso para o conjunto é um Clio 1.6 16V a gasolina, com 110 cavalos. Já fiz com ele mais de 40.000 quilómetros em articulado. Até agora não tive qualquer sintoma de deficiência mecânica.
A caravana é uma Vimara 360.
Consumos habituais são os 10 litros.
Colado a um camião TIR o consumo é inferior aos 5 litros, só que extremamente perigoso, caso o TIR trave a sério, garanto que vou bater nele, uma travagem um pouco mais forte do camião e o ABS do Clio entra em accção. Esta situação fi-la só para experimentar, nada aconselhável.
Consumos máximos ja passei os 30 litros mas foi a viajar com ventos fortes e contra, ou velocidades grandes.
Quando paro o carro, deixo o motor ao ralenti, de capô aberto, durante uns 5 minutos. Em condução de reboque noto que o motor aquece mais que o habitual, apesar de o indicador de temperatura da água marcar o mesmo quando o carro anda só.
Depois de andar bastante com a caravana, normalmente depois das férias, vou ao mecânico e peço para trocar o óleo e o filtro de óleo.
Cheiro a embraiagem, que é muito raro felizmente, só aparece em manobras muito prolongadas e de muito baixa velocidade, quando não temos outra hipótese senão fazer o ponto de embraiagem. Quando o cheiro a ferodo aparece, deixo o carro em ponto morto, tiro o pé da embraiagem e espero um pouco para o disco resfriar, depois da pausa continuo com a manobra.
Velocidade habitual em auto-estrada tento não passar os 110 kms/h, senão o consumo é proibitivo, também conduzir muito devagar, torna-se perigoso.
Quando vejo uma subida grande, passo logo a caixa para 4ª velocidade, pode fazer em 5ª mas no computador de bordo marca mais consumo nessa mudança.
O momento mais no limite que tive, foi uma viagem para o acesso do Parque de campismo Forte do Cavalo em Sesimbra, mas o Clio fê-la.
Tenho instalado na lança da caravana um suporte para 2 bicicletas, mas em viagem as bicicletas vão dentro da caravana, entaladas com uns cartões. Fazem muito atrito ao vento, o consumo aumenta muito, assim como o ruído de vento. Só usamos o suporte quando estamos acampados como local de arrumo das bicicletas.
Estava-me a esquecer, tenho instalado um estabilizador, que penso como acessório imprescindível.
Se houver mais dicas, estou aqui para aprender.
Abraços e boas conduções
Henrique
O carro que uso para o conjunto é um Clio 1.6 16V a gasolina, com 110 cavalos. Já fiz com ele mais de 40.000 quilómetros em articulado. Até agora não tive qualquer sintoma de deficiência mecânica.
A caravana é uma Vimara 360.
Consumos habituais são os 10 litros.
Colado a um camião TIR o consumo é inferior aos 5 litros, só que extremamente perigoso, caso o TIR trave a sério, garanto que vou bater nele, uma travagem um pouco mais forte do camião e o ABS do Clio entra em accção. Esta situação fi-la só para experimentar, nada aconselhável.
Consumos máximos ja passei os 30 litros mas foi a viajar com ventos fortes e contra, ou velocidades grandes.
Quando paro o carro, deixo o motor ao ralenti, de capô aberto, durante uns 5 minutos. Em condução de reboque noto que o motor aquece mais que o habitual, apesar de o indicador de temperatura da água marcar o mesmo quando o carro anda só.
Depois de andar bastante com a caravana, normalmente depois das férias, vou ao mecânico e peço para trocar o óleo e o filtro de óleo.
Cheiro a embraiagem, que é muito raro felizmente, só aparece em manobras muito prolongadas e de muito baixa velocidade, quando não temos outra hipótese senão fazer o ponto de embraiagem. Quando o cheiro a ferodo aparece, deixo o carro em ponto morto, tiro o pé da embraiagem e espero um pouco para o disco resfriar, depois da pausa continuo com a manobra.
Velocidade habitual em auto-estrada tento não passar os 110 kms/h, senão o consumo é proibitivo, também conduzir muito devagar, torna-se perigoso.
Quando vejo uma subida grande, passo logo a caixa para 4ª velocidade, pode fazer em 5ª mas no computador de bordo marca mais consumo nessa mudança.
O momento mais no limite que tive, foi uma viagem para o acesso do Parque de campismo Forte do Cavalo em Sesimbra, mas o Clio fê-la.
Tenho instalado na lança da caravana um suporte para 2 bicicletas, mas em viagem as bicicletas vão dentro da caravana, entaladas com uns cartões. Fazem muito atrito ao vento, o consumo aumenta muito, assim como o ruído de vento. Só usamos o suporte quando estamos acampados como local de arrumo das bicicletas.
Estava-me a esquecer, tenho instalado um estabilizador, que penso como acessório imprescindível.
Se houver mais dicas, estou aqui para aprender.
Abraços e boas conduções
Henrique
Henrique Correia- Mensagens : 147
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VEICULO TRACTOR
Gostaria de deixar no debate de ideias as regras de ouro para rebocar uma caravana minimizando o impacto na viatura.
Questões como velocidades; Uso da Embriagem; Aquecimento do Motor; Relação Pesos; E Cuidados Gerais.
Eu sou estreante e ainda só sai uma vez com uma caravana Knaus 500 Uk SPORT (1280 Kl) reais e uma carrinha Opel Astra 1.9 CDTI com 150 cavalitos.
Viagem de 300 Km. Velocidade média 80 90. consumos 9 litros.
Parte menos boa- o cheirinho a embriagem queimada nas manobras de marcha atrás. E o "atrofio" do tira e mete estabilizador na altura de engatar e desengatar.
Em andamento o "tractor" nao se queixa.
Motor- subiu 8 a 10 graus quando reboca sobretudo em subidas.
Mudanças - usei com regularidade a 5ª necessitei apenas uma vez de reduzir a 4ª. A 6ª não usei.
Aqui fica o meu primeiro contributo para este forum........
Boas viagens e felicidades a todos
Questões como velocidades; Uso da Embriagem; Aquecimento do Motor; Relação Pesos; E Cuidados Gerais.
Eu sou estreante e ainda só sai uma vez com uma caravana Knaus 500 Uk SPORT (1280 Kl) reais e uma carrinha Opel Astra 1.9 CDTI com 150 cavalitos.
Viagem de 300 Km. Velocidade média 80 90. consumos 9 litros.
Parte menos boa- o cheirinho a embriagem queimada nas manobras de marcha atrás. E o "atrofio" do tira e mete estabilizador na altura de engatar e desengatar.
Em andamento o "tractor" nao se queixa.
Motor- subiu 8 a 10 graus quando reboca sobretudo em subidas.
Mudanças - usei com regularidade a 5ª necessitei apenas uma vez de reduzir a 4ª. A 6ª não usei.
Aqui fica o meu primeiro contributo para este forum........
Boas viagens e felicidades a todos
frmusico- Mensagens : 19
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Data de inscrição : 06/05/2009
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