Caravanismo de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

festival do petisco em Santarem

Ir para baixo

festival do petisco em Santarem Empty festival do petisco em Santarem

Mensagem por RuyMorais Sáb Out 24, 2009 10:20 am

Festival Nacional de Gastronomia de Santarém apresenta concurso do petisco



Considerado como uma referência no panorama nacional, o 29º Festival Nacional de Gastronomia de Santarém vai decorrer de 23 de Outubro a 8 de Novembro, sob o lema “Tradição e Modernidade”. O certame organizado pela Entidade de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo em parceria com a Câmara de Santarém está orçamentado em 500 mil euros e espera receber 100 mil visitantes. Uma das novidades prende-se com o concurso do petisco, segundo anunciou Joaquim Rosa do Céu, presidente da Entidade de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, na conferência de imprensa, que teve lugar no dia 13 de Outubro, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, em Santarém.

O concurso do petisco, que tem como objectivo valorizar as diferentes expressões da cozinha regional portuguesa, conta com a participação de 13 restaurantes oriundos do Douro, Beira, Alentejo, Viseu, Oeste, Trás-os-Montes, Serra da Estrela, Algarve, Açores e Madeira.

Durante os 18 dias do Festival Nacional de Gastronomia, os visitantes vão poder degustar num balcão próprio saborosos petiscos de todo o país. O melhor petisco, composto por um acepipe, uma fatia de pão e um copo de vinho (cada petisco custa 3,50€), vai ser eleito pelo público. Quem participar poderá ganhar vários prémios, entre os quais se destacam fins-de-semana nos Açores, Madeira e Minho. O sorteio dos prémios para os participantes na votação do melhor petisco será feito no dia 8 de Novembro, no palco central da Casa do Campino.

“Jovem Talento da Gastronomia” foi outra das novidades anunciadas na conferência de imprensa, que contou também com a presença do vereador da Câmara de Santarém, António Valente, de Paulo Amado, das Edições do Gosto e do gastrónomo Virgílio Gomes. No diálogo entre a “Tradição e Modernidade”, haverá todos os dias, às 19h30, no pátio Romano da Casa do Campino, demonstrações de cozinha ao vivo com 13 jovens talento da gastronomia.Estes jovens “esperanças da nossa culinária” como referiu Paulo Amado vão partilhar ao vivo sessões de cozinha aliadas às novas técnicas da contemporaneidade e aos sabores portugueses, onde o público pode participar.

Para Joaquim Rosa do Céu, “o Festival Nacional de Gastronomia é pai de todos os certames da gastronomia”, acrescentando que “nos 18 dias do certame vamos aliar a nossa cozinha tradicional à renovada cozinha. Desta forma, estamos a manter a nossa entidade cultural”.

Além do concurso do petisco e do “Jovem Talento da Gastronomia” o certame, à semelhança de anos anteriores, “vai também ser ponto de encontro de profissionais do sector e público em geral preocupados em reflectir e dialogar sobre a história, as novas tendências, os alimentos, as práticas e métodos de cozinha e do bem servir como é o caso da 5ª edição do Congresso Nacional de Gastronomia”, salientou o gastrónomo Virgílio Gomes.

O congresso organizado em parceria com a Associação da Restauração e Similares de Portugal (ARESP) realiza-se nos dias 26 e 27 de Outubro, sob o tema “Os Novos Desafios para a Gastronomia na Hotelaria e na Restauração”. Ao congresso juntam-se seminários, provas de produtos e de vinhos pela ViniPortugal e pela AMPV, doçaria, queijos e enchidos, artesanato e animações musicais.
Almoços regionais e tasquinhas

Com capacidade para 200 comensais, o Salão Nobre da Casa do Campino vai também acolher a ronda dos grandes almoços regionais (13h00). Diariamente cada região bate-se pela sua cozinha, num cardápio escolhido à medida. A Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas inaugura o Festival, no dia 23, e as Equipas das Olímpicas de Cozinha encerram o certame, no dia 8.

As Equipas das Olímpicas de Cozinha que ganharam duas medalhas de prata e quatro de bronze nas “Olimpíadas da Cozinha” que decorreram em Outubro do ano passado, na Alemanha, em Erefurt vão confeccionar a mesma refeição que ganharam na semi final do maior certame de culinária mundial. Concurso, esse, que garantiu que Portugal juntamente com mais 5 países finalistas vá em Janeiro de 2010 ao Campeonato do Mundo de Cozinha, no Chile.

Este ano, o país convidado foi Cabo Verde. O almoço é servido no dia 25 de Outubro, pelo restaurante “Casa da Morna”. Pastéis de milho, cachupa e pudim de queijo são algumas das iguarias que poderá saborear neste dia.

Na zona das cavalariças anexas da Casa do Campino vão também decorrer as já tradicionais tasquinhas. Este ano são 13, onde é possível degustar refeições preparadas por restaurantes de norte a sul do país.

O Festival Nacional de Gastronomia vai estar a aberto de segunda a sexta-feira, e vésperas de feriado, das 12 às 16 horas e das 19 às 24 horas. Aos sábados, domingos e feriados, do meio-dia à meia-noite.

Os preços por pessoa são de 2,50 €. Pode optar também por comprar uma caderneta por 20 euros. A caderneta possui 10 ingressos e vai estar à venda de 13 a 20 de Outubro, na Casa do Campino. De referir ainda que, o certame no último dia, encerra as portas às 20 horas.
RuyMorais
RuyMorais

Mensagens : 730
Pontos : 820
Data de inscrição : 10/08/2009
Idade : 55
Localização : amadora/lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos