Caravanismo de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Averbamento de bola no livrete ???

+2
RuyMorais
Nuno Miguel
6 participantes

Ir para baixo

Averbamento de bola no livrete ??? Empty Re: Averbamento de bola no livrete ???

Mensagem por Nuno Miguel Sex Out 09, 2009 2:39 pm

ok mas isso eu tenho, julguei é que talvez houvesse maneira de não tirar a bola.
Nuno Miguel
Nuno Miguel

Mensagens : 11
Pontos : 17
Data de inscrição : 21/04/2009
Idade : 52
Localização : cacem

Ir para o topo Ir para baixo

Averbamento de bola no livrete ??? Empty Re: Averbamento de bola no livrete ???

Mensagem por Club42 Sex Out 09, 2009 2:23 am

obrigado a todos mas acho que vou continuara tirar a bola. Very Happy

Independentemente de tirar a bola terá que ter averbado no livrete o peso rebocável do veículo tractor.

Club42

Mensagens : 187
Pontos : 204
Data de inscrição : 13/07/2009
Idade : 60
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Averbamento de bola no livrete ??? Empty Re: Averbamento de bola no livrete ???

Mensagem por TUGAERIBA Qui Out 08, 2009 9:46 pm

[quote="Nuno Miguel"]obrigado a todos mas acho que vou continuara tirar a bola. Very Happy[/quote

Companheiro boa noite

permita-me dizer-lhe que é o que eu faço, pois a bola ultrapassa as medidas da viatura. Embora a legislação, como eu coloquei, diga que não se aplica dá lugar a várias interpretações. Pois leis á tuga, mas não são eriba Very Happy
Eu retiro a esfera sempre que não reboco a caravana.

TUGAERIBA

Mensagens : 1079
Pontos : 1262
Data de inscrição : 20/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Averbamento de bola no livrete ??? Empty Re: Averbamento de bola no livrete ???

Mensagem por Nuno Miguel Qui Out 08, 2009 8:49 pm

obrigado a todos mas acho que vou continuara tirar a bola. Very Happy
Nuno Miguel
Nuno Miguel

Mensagens : 11
Pontos : 17
Data de inscrição : 21/04/2009
Idade : 52
Localização : cacem

Ir para o topo Ir para baixo

Averbamento de bola no livrete ??? Empty Re: Averbamento de bola no livrete ???

Mensagem por Paulo Mendes Seg Out 05, 2009 3:46 pm

Correcto.
A alguns anos adquiri um carro que não tinha o peso rebocável no livrete e tive que ir ao representante da marca em Braga, para me passarem a tal declaração e posteriormente entregar na DGV (na altura era este o nome). Todo este processo custou-me mais ou menos 40.00€.
Paulo Mendes
Paulo Mendes

Mensagens : 33
Pontos : 41
Data de inscrição : 19/04/2009
Idade : 55
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Averbamento de bola no livrete ??? Empty Re: Averbamento de bola no livrete ???

Mensagem por Club42 Sex Out 02, 2009 3:07 am

Para poder rebocar a caravana terá que ter averbado o peso rebocável do veículo tractor. Esse averbamento é feito pelo IMTT (não sei se é exactamente assim, mas trata-se da antiga DGV), mediante a entrega de uma declaração do importador, onde refira o peso que o veículo pode rebocar, e mediante o preenchimento de um impresso da DGV.

Club42

Mensagens : 187
Pontos : 204
Data de inscrição : 13/07/2009
Idade : 60
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Averbamento de bola no livrete ??? Empty Re: Averbamento de bola no livrete ???

Mensagem por manchanegra Sex Out 02, 2009 2:27 am

RuyMorais escreveu:a bola de reboque nao se averba

tem de andar sempre sem ela quando nao esta a efectuar reboque , isto se a mesma ultrapassar as medidas do veiculo , que eoque acontece a todos a excepaçao dos jipes quem teem o para choques mais saido e como tal a bola esta dentro das medidas

mas atençao que nem todos os jipes

No meu caso é mesmo por causa do pneu sobresselente que está colocado na porta da mala Very Happy
manchanegra
manchanegra

Mensagens : 1040
Pontos : 1328
Data de inscrição : 21/04/2009
Idade : 53
Localização : Loures - Portimão

http://www.forum-tt.com

Ir para o topo Ir para baixo

Averbamento de bola no livrete ??? Empty Re: Averbamento de bola no livrete ???

Mensagem por TUGAERIBA Sex Out 02, 2009 1:27 am

É Necessário Um Engate de Reboque Homologado?

Na lei Portuguesa, não.

A lei Portuguesa diz que o engate (a parte fixa ao veículo) não pode exceder os limites da viatura, tendo a bola que ser amovível, com parafusos ou automática (sem ferramenta).

No entanto a norma Europeia 9420CE diz que:

1) O Engate de Reboque tem que ser feito segundo as instruções do fabricante do automóvel, que previu um modo de fixação do engate de reboque.

2) Que um protótipo do engate tem que ser testado num banco de ensaio, com dois milhões de golpes.

3) Que o protótipo tem que ser registado.

Todos os engates de reboque devem ser homologados, devendo possuir inclusivamente o número de homologação e de registo.


Decreto-Lei n.º 151/2008
de 30 de Julho
ANEXO

REGULAMENTO RELATIVO ÀS SALIÊNCIAS EXTERIORES DOS AUTOMÓVEIS

CAPÍTULO I
Generalidades, definições, pedido de homologação CE, homologação CE, prescrições gerais, prescrições especiais e conformidade da produção
SECÇÃO I

Generalidades e definições

Artigo 1.º
Generalidades

1 — As prescrições constantes do presente capítulo não se aplicam aos retrovisores exteriores nem às esferas dos dispositivos de reboque.
2 - ...
Artigo 2.º
Definições

Para efeitos do disposto no presente Regulamento, entende-se por:
a)«Aresta exterior extrema do veículo em relação aos lados do veículo» o plano paralelo ao plano longitudinal médio do veículo e tangente à sua aresta exterior lateral e, em relação às partes frontal e traseira, o plano transversal perpendicular ao veículo e tangente às suas arestas exteriores frontal e traseira, não contando com a saliência:
i) Dos pneus, perto do seu ponto de tangencia com o solo e das válvulas para o controlador de pressão;
ii) De todos os dispositivos antiderrapantes montados nas rodas;
iii) Dos retrovisores;
iv) Das luzes indicadoras de direcção laterais, luzes de gabarito, luzes de presença à frente e à retaguarda ou laterais e luzes de estacionamento;
v) Dos pára-choques, do dispositivo de reboque e do tubo de escape, em relação às extremidades à frente e à retaguarda;
b) «Dimensão da saliência de um elemento instalado num painel» a dimensão determinada pelo método descrito no artigo 29.º do presente Regulamento;
c)«Homologação do veículo» a homologação de um modelo no que diz respeito às suas saliências exteriores;
d)...

Penso que com esta resposta estarei a dar uma ajuda, no entanto, venha daí mais opiniões

TUGAERIBA

Mensagens : 1079
Pontos : 1262
Data de inscrição : 20/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Averbamento de bola no livrete ??? Empty Re: Averbamento de bola no livrete ???

Mensagem por RuyMorais Sex Out 02, 2009 1:25 am

a bola de reboque nao se averba

tem de andar sempre sem ela quando nao esta a efectuar reboque , isto se a mesma ultrapassar as medidas do veiculo , que eoque acontece a todos a excepaçao dos jipes quem teem o para choques mais saido e como tal a bola esta dentro das medidas

mas atençao que nem todos os jipes
RuyMorais
RuyMorais

Mensagens : 730
Pontos : 820
Data de inscrição : 10/08/2009
Idade : 55
Localização : amadora/lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Averbamento de bola no livrete ??? Empty Averbamento de bola no livrete ???

Mensagem por Nuno Miguel Sex Out 02, 2009 1:18 am

Olá a todos estou aqui com uma duvida e gostaria de saber se há por aí algum companheiro que me possa ajudar é o seguinte.Se eu averbar a bola de reboque no livrete já não a preciso desmontar para circular nem ir ás inspecções?já que vou fazer uma inspecção B será que posso aproveitar para averbar a bola?Será que pedem algum papel da marca?visto que a bola ter a chapa identificadora de quem montou será necessário mais alguma coisa?
Nuno Miguel
Nuno Miguel

Mensagens : 11
Pontos : 17
Data de inscrição : 21/04/2009
Idade : 52
Localização : cacem

Ir para o topo Ir para baixo

Averbamento de bola no livrete ??? Empty Re: Averbamento de bola no livrete ???

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos