Caravanismo de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Multas - era Camping Montegordo

5 participantes

Ir para baixo

Multas - era Camping Montegordo Empty Re: Multas - era Camping Montegordo

Mensagem por Club42 Sáb Set 19, 2009 12:56 am

Obrigado Ricardo.
O meu comentário em relação a alguns pontos que forma referidos é que Montalegre não é própriamente um destino turístico por excelência.
As vias de acesso são fracas com percursos de estrada bastante sinuosos. Com estas condições se ainda colocam dificuldades acrescidas, para quê voltar ?

Club42

Mensagens : 187
Pontos : 204
Data de inscrição : 13/07/2009
Idade : 60
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Multas - era Camping Montegordo Empty Re: Multas - era Camping Montegordo

Mensagem por njota Sex Set 18, 2009 3:57 pm

Ricardo já fiz um périplo há dois anos pela rota das aldeias de xisto e pelas fragas , isto é perto da terra do Ramos , e foi espetacular foi de inverno e utilizei como base o Parque de campismo da Foz do Alge (Figueiró Dos Vinhos)que alias foi construido com o proposito de dinamizar essa rota . aconselho vivamente
njota
njota

Mensagens : 769
Pontos : 933
Data de inscrição : 19/04/2009
Idade : 51
Localização : Torres Vedras

Ir para o topo Ir para baixo

Multas - era Camping Montegordo Empty Re: Multas - era Camping Montegordo

Mensagem por Convidad Sex Set 18, 2009 3:44 pm

manchanegra escreveu:
Ricardo76 escreveu:
Por acaso ando a pensar em ir a aldeias que nas redondezas não possuem parques e liguei directamente para as juntas e falei com o responsável aka Presidente e notei receptividade em receber bem como foram prestáveis para oferecer um local de pernoita(tipo 1 ou 2 noites) se possivel com electricidade isto se avisarmos com antecedência dai esses tais 15 dias mas que não me foi dito qual a antecedência.

...Essa é uma situação que podemos explorar. Uma coisa que já percebi é que as zonas mais marginais em termos de turismo são mais receptivas a estas propostas.

Olá companheiros está foi uma ideia que me surgiu aqui ha tempos e por gostar muito de passear por aldeias e aqueles locais mais distantes das civilizações por vezes surge esta necessidade de ficar um fds.Depois de ter caravana e não tenciono comprar autocaravana pq não as juntas de freguesias destas aldeias não disponiilizarem um local tipo 2 ou 3 lugares com um periodo maximo de 48 horas de permanencia onde existisse agua e luz por uma quantia significativa.As mais valias seriam mais turismo para eles e algum movimento de euros em artigos locais , ficariamos a conhecer locais espetaculares e respirar ar puro.
Eu cá tenho uma lista de locais que por perto não existe nenhum p.campismo logo ando a indagar para pernoitar nesses locais .

Atenção isto é uma ideia que me surgiu não sei até que ponto isto é viável pois o que me ocorre logo de cabeça e perdoem-me os ac´s é que decerto pensariam que aquilo seria um exclusivo deles e não das caravanas devido á mentalidade que reina em alguns companheiros .

Se eu estivesse numa junat de freguesia e o local fosse aprasível pq não fomentar este tipo de turismo?Até seria uma mais valia para ganhar votos para os autarcas Laughing

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Multas - era Camping Montegordo Empty Re: Multas - era Camping Montegordo

Mensagem por manchanegra Sex Set 18, 2009 12:20 pm

Ricardo76 escreveu:
Por acaso ando a pensar em ir a aldeias que nas redondezas não possuem parques e liguei directamente para as juntas e falei com o responsável aka Presidente e notei receptividade em receber bem como foram prestáveis para oferecer um local de pernoita(tipo 1 ou 2 noites) se possivel com electricidade isto se avisarmos com antecedência dai esses tais 15 dias mas que não me foi dito qual a antecedência.

Essa é uma situação que podemos explorar. Uma coisa que já percebi é que as zonas mais marginais em termos de turismo são mais receptivas a estas propostas. Não é por acaso que Castro Marim tem uma área de serviço para as AC e Montegordo não (por acaso desconheço mas acredito que não). Portimão não tem de certeza e é um dos municipios mais dinâmicos do Algarve actualmente. Se tu tens uma procura numa área mais tradicional que até é satisfatória então vais ter tendencia a descurar formas de turismo mais alternativas. As aldeias simplesmente não terão capacidade para fazer um parque de campismo que seja rentável. Se calhar se se unirem até fará sentido e pode ser rentável.
De qualquer maneira, voltando ao assunto. Em principio, haverá maior receptividade em "nos" receber em locais onde o turismo não é tão frequente, e, se compilarmos a informação sobre onde poderemos encontrar essa receptividade e quais os procedimentos a seguir teremos uma solução para deslocações a essas zonas. Uma AC pode parar em qualquer lado. Nós iremos precisar em principio de electricidade e de uns balneáreos para não falar de um local onde possamos parquear sem o risco de sermos incomodados por transgredir a lei.

Fica a ideia a explorar.
manchanegra
manchanegra

Mensagens : 1040
Pontos : 1328
Data de inscrição : 21/04/2009
Idade : 53
Localização : Loures - Portimão

http://www.forum-tt.com

Ir para o topo Ir para baixo

Multas - era Camping Montegordo Empty Re: Multas - era Camping Montegordo

Mensagem por Convidad Sex Set 18, 2009 3:59 am

Olá companheiro Clubc42 lamento o sucedido e espero que consiga evitar a multa !
Eu durante as minhas férias de Verão como fiz algus km´s tive algumas paragens e em algumas delas coloquei as «sapatas» da caravana pois cozinhava dentro dela (almoço ou jantar) e descansava um pouco e nunca fui interpelado e cruzei-me com policia ...mas atenção não estava em Portugal.

Fico estufacto pelo esforço que esses policias(GNR) fizeram ao invocar uma lei dessas para o multar(só mesmo cá)...foi mesmo um achado para eles e se o companheiro não tinha ido ter com eles se calhar não estavamos aqui a discutir isto que me parece relevante para todos nós.

Por acaso ando a pensar em ir a aldeias que nas redondezas não possuem parques e liguei directamente para as juntas e falei com o responsável aka Presidente e notei receptividade em receber bem como foram prestáveis para oferecer um local de pernoita(tipo 1 ou 2 noites) se possivel com electricidade isto se avisarmos com antecedência dai esses tais 15 dias mas que não me foi dito qual a antecedência.

Espero que tudo se resolva pelo melhor companheiro e numa próxima não abra o toldo mas principalmente nunca vá ter com eles!
Cumprimentos
Ricardo

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Multas - era Camping Montegordo Empty Re: Multas - era Camping Montegordo

Mensagem por Club42 Sex Set 18, 2009 12:38 am

já quase que me urinei todo a rir com esta lei.


Então eu tenho de planear com (pelo menos) 15 dias de antecedencia o local onde quero parar para descansar.

Estas férias andei pelo alentejo. Quando cheguei á praia do vale do homem parei para lanchar.
Nesta paragem de +/- 2 horas não desliguei a caravana do carro, não baixei os pés nem coloquei cadeiras ou outros, estou a transgredir?


Eu penso que não. E mesmo que descesse os pés, qual seria a diferença com ou sem pés. Com os pés já é acampar ?
Aqui o que eu vejo é que de facto há uma lei, aparentemente com lacunas, mas eu não sou jurista, lei essa que só se aplica em Montalegre.
Ainda este mês de Setembro, ao regressar de Bragança, a um domingo, parei junto à barragem do Azibo, um sítio lindo para se estar, considerado o lago com a água mais pura da Europa. Lá estavam umas autocaravanas com toldos estendidos e chinelos no chão, cadeiras e mesas cá fora, diga-se até que o cenário não era nada bonito... A brigada da GNR andava por lá mas por razões de segurança, e não foi incomodar ninguém que estava na sua vidinha repousada. E até posso dizer mais, para esses srs que estão na CM de Montalegre, que sigam o exemplo de outros. Vejam nas fotos como se podem fazer paineis informativos e como se pode atrair o turismo:

Multas - era Camping Montegordo IMG_6134

Multas - era Camping Montegordo IMG_6135

Em Castro Marim existe uma área com parque de estacionamento destinada apenas a AC´s (só tenho pena por isso, ser só para AC´s.Então as C´s ?).

Multas - era Camping Montegordo IMG_5886

e como é que nos sentimos ao ler isto quando saímos ? ...
Multas - era Camping Montegordo IMG_5887

... que a nossa presença é bem vinda, somos recebidos por gente hospitaleira e ficamos com vontade de lá voltar.

Club42

Mensagens : 187
Pontos : 204
Data de inscrição : 13/07/2009
Idade : 60
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Multas - era Camping Montegordo Empty Re: Multas - era Camping Montegordo

Mensagem por Club42 Sex Set 18, 2009 12:12 am

Boas! Companheiro espero que não leve a mal más sinceramente penso que o seu erro foi abrir o toldo e por uma cadeira cá fora.....penso que é suficiente para que perante a lei seja considerado campismo selvagem! Crying or Very sad ....

Precisamente e essa situação é incontornável. Tenho consciência disso mas trata-se de um local despovoado, onde sei que pessoas passavam férias naquela zona por semanas a fio. O terreno pelos vistos é propriedade da edp embora esse poderá ser um ponto a ser investigado caso seja necessário. Apenas lá estive por umas horas. Falta saber o que perante a lei é entendido como "acampar" e esse foi um dos argumentos da minha defesa, até porque na carta alegava-se tambem o termo "alojado" com a família. Há uma série de incorrecções nas alegações referidadas.

Depois é a actuação dos srs. da GNR. Eram 5 dentro de um veiculo TT. Aproximaram-se de nós até à distância de 20m, nem sairam da viatura. Eu deixei-me estar tranquilo. Achei por boa fé que não estava a fazer nada de errado. Até estava sentado no interior da caravana a trabalhar no PC. Mas a presença dos srs. acabou por se tornar incómoda. Estavam ali a observar-nos sem nada questionar até que fui eu quem os fui abordar e perguntar se havia algum problema. Foi então que lá apresentaram os argumentos que tinham. Não foi bem o termo apresentaram, foi apenas 1 que falou. Talvez os outros nem estivessem autorizados a falar. Parecia uma acção de formação, do tipo "aprendam como é que se faz".

Penso que neste tipo de situações deveria haver uma acção de sensibilização ou uma informação de que alguma coisa se alterou relativamente à utilização daquele local. Estaria em desrespeito se não acatasse as indicações dadas. Mas não. Por lei é proibido e quando é autorizado é que está assinalado. É o mais fácil. Depois venham falar da desertificação.

Club42

Mensagens : 187
Pontos : 204
Data de inscrição : 13/07/2009
Idade : 60
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Multas - era Camping Montegordo Empty Re: Multas - era Camping Montegordo

Mensagem por Juan González Qui Set 17, 2009 6:50 pm

Boas! Companheiro espero que não leve a mal más sinceramente penso que o seu erro foi abrir o toldo e por uma cadeira cá fora.....penso que é suficiente para que perante a lei seja considerado campismo selvagem! Crying or Very sad ....
Juan González
Juan González

Mensagens : 185
Pontos : 236
Data de inscrição : 20/04/2009
Idade : 54
Localização : Serzedo Vila Nova de Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Multas - era Camping Montegordo Empty Re: Multas - era Camping Montegordo

Mensagem por manchanegra Qui Set 17, 2009 6:16 pm

Desconheço a lei, mas, penso que seja a mesma legislação que regula a realização de eventos que careçam de aprovação das Câmaras.
Esses eventos certamente serão planeados com mais de 15 dias de antecedência.
Por outro lado, coloca-se a questão de estarmos ou não a descansar e estarmos ou não a fazer campismo. Se estiver com o carro parado e a caravana fechada sem cadeiras ou o que quer que seja cá fora estou parado. Mas, e se tiver uma cadeira cá fora para estar sentado a descansar? Estarei acampado?
No fundo é como muitas leis neste país. Há as zonas pretas e as zonas brancas. Depois há as cinzentas onde estas situações vão cair. O problema é que (salvo honrosas excepções), os agentes da autoridade deste país só distingem entre zonas pretas e brancas e quando encontram zonas cinzentas tendem a colocá-las do lado da zona preta.
Por vezes, algum bom senso é necessário na interpertaçao das situações.
manchanegra
manchanegra

Mensagens : 1040
Pontos : 1328
Data de inscrição : 21/04/2009
Idade : 53
Localização : Loures - Portimão

http://www.forum-tt.com

Ir para o topo Ir para baixo

Multas - era Camping Montegordo Empty Re: Multas - era Camping Montegordo

Mensagem por azulinho Qui Set 17, 2009 5:34 pm

Club42 escreveu:...deverão enviar uma carta registada à respectiva autarquia a solicitá-lo com 15 dias de antecedência da data que pretendem...

já quase que me urinei todo a rir com esta lei.


Então eu tenho de planear com (pelo menos) 15 dias de antecedencia o local onde quero parar para descansar.

Estas férias andei pelo alentejo. Quando cheguei á praia do vale do homem parei para lanchar.
Nesta paragem de +/- 2 horas não desliguei a caravana do carro, não baixei os pés nem coloquei cadeiras ou outros, estou a transgredir?

Cumprimentos, Nuno
azulinho
azulinho

Mensagens : 82
Pontos : 106
Data de inscrição : 06/05/2009
Idade : 50
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Multas - era Camping Montegordo Empty Re: Multas - era Camping Montegordo

Mensagem por manchanegra Qui Set 17, 2009 12:04 pm

Boas!
Resolvi dividir este tópico para colocar o assunto "on topic".
Desconheço a lei da água na sua generalidade. Sei que os barcos devem ter motores a 4 tempos porque foi tema de conversa há dias com um amigo que tem um barco, mas, pouco mais.
No caso especifico da multa, estando a caravana atrelada ao veiculo não sei até que ponto esse argumento será consistente uma vez que podemos alegar que estavamos parados apenas para descansar da viagem. Mas isso será trabalho para os advogados.
Relativamente á questão da autorização da câmara tenho uma duvida. Então e se eu estiver num terreno privado com autorização do dono e sem contrapartidas financeiras?
Alguem sabe?
manchanegra
manchanegra

Mensagens : 1040
Pontos : 1328
Data de inscrição : 21/04/2009
Idade : 53
Localização : Loures - Portimão

http://www.forum-tt.com

Ir para o topo Ir para baixo

Multas - era Camping Montegordo Empty Re: Multas - era Camping Montegordo

Mensagem por Club42 Qui Set 17, 2009 5:10 am

Manchanegra escreveu:
Club 42: Essa multa certamente tem um fundamento legal. Qual foi a razão que invocaram para passar a referida multa?

Companheiro Manchanegra, primeiro porque me encontrava a menos de x metros da água da barragem, destinada a consumo, estaria a transgredir a nova lei da água, segundo a qual não são permitidas viaturas automóveis a menos de x metros (repito o x porque não me lembro exactamente o valor), e só por isso poderia incorrer numa coima que poderia ascender a 15.000€. Isto dito para assustar e como os Srs agentes até são boas pessoas, nessa parte iriam fechar os olhos mas como eu estaria alegadamente a praticar campismo selvagem, não sendo possuidor de licença da Camara Municipal, iria incorrer numa coima de 150€, para o que fui identificado. Mas segundo essa nova lei da água, e voltando um pouco atrás, não são permitidos animais nem feses de animais próximo da água, nem embarcações com motores a 2 tempos, etc etc. O que é facto é que nesse mesmo dia andava um cavalo a beber, com as 4 patas dentro de água. Ao largo da barragem há uma estrutura metálica toda oxidada e a contaminar a água com ferrugem, já para não falar dos barracos dos viveiros de trutas, etc etc. O que é que isso tem a ver com o meu caso ? Nada ! Mas quanto às leis, umas aplicam-se e outras não...

A lei não a conhecia mas fiquei a conhecê-la uma semana depois quando recebi em casa a carta registada, mas o que me deixou aborrecido foi o facto de não haver qualquer sinalização no local referente ao campismo selvagem que se tem praticado pelo menos ao longo dos ultimos 10 anos, data desde a qual conheço o local e o excesso de pragmatismo por parte dos srs. agentes. Se eu estava acampado ? Estava, mas depende do ponto de vista. A caravana estava engatada no carro. Tinha o toldo aberto e uma cadeira cá fora, mas encontrava-me num local fora de um centro urbano, fora de uma via pública, muito afastado e considero que não estava a fazer um uso abusivo de propriedade. Alem disso a minha estadia foi muito curta, desde o início até ao final da tarde tendo depois pernoitado no parque de campismo como tinha inicialmente planeado.
Não querendo alargar mais o offtopic, gostaria de informar que caso os companheiros pretendam estar fora de um parque de campismo, o poderão fazer desde que devidamente licenciados pela camara municipal da autarquia responsável, para o que deverão enviar uma carta registada à respectiva autarquia a solicitá-lo com 15 dias de antecedência da data que pretendem. Esta irá avaliar a situação, informar o proprietário e a GNR local. Desde que não haja impedimento a licença é concedida e está tudo legal. Se a camara do municipio não responder ficam tambem automáticamente autorizados. Duvido que alguem faça isto. É uma lei que desmonta qualquer argumento.

Club42

Mensagens : 187
Pontos : 204
Data de inscrição : 13/07/2009
Idade : 60
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Multas - era Camping Montegordo Empty Re: Multas - era Camping Montegordo

Mensagem por Club42 Ter Set 15, 2009 10:56 pm

Companheiro playrone, eu no seu caso nem me dava ao trabalho de responder. E quando me sinto mal em determinado sítio não volto lá. Realmente para quê estarmos a sujeitarmo-nos a um cem numero de coisas tão desagradáveis, tanto em condições como em qualidade do serviço ? Eu vejo as coisas da seguinte maneira: vamos para um parque, pagamos, além de contribuirmos para o ganho do proprietário e para o salário dos que nos prestam o serviço, deveremos estar tambem a contribuir para que as condições que nos são oferecidas sejam melhoradas ou pelo menos mantidas. Não é o que se passa no parque de Montegordo, a avaliar pelos comentários aqui relatados, os quais eu não ponho em dúvida. Nada mudou, pelo contrário, as instalações encontram-se cada vez mais degradadas. Ao frequentarmos esse parque estamos a alimentar o que de mau existe. Eu não voltava lá mais.

Por muito menos, deixei de frequentar o parque de campismo de Penedones. Estive umas horas junto à barragem com o equipamento. A intenção era a de ir pernoitar ao parque de campismo.Para quem conhece a zona compreende o quanto agradável é estar naquela zona. No final da tarde fui abordado pela GNR local, obrigado a identificar-me e a uma coima de 150€ que ainda não paguei. A multa reverterá em parte a favor da Câmara Municipal de Montalegre, proprietária do parque de campismo, cuja exploração está entregue a um Hotel tambem em Montalegre. Conclusão e desculpando o termo, todos querem "mamar".
Adoro o local e considerando o tipo de abordagem com a finalidade de esfolar a carteira, não voltei a colocar lá mais os pés. Até à data já devem ter notado a diferença porque eu frequentava o parque regularmente juntamente com outros amigos, normalmente para a prática de aeromodelismo na barragem. Entreguei o caso a um advogado amigo que tratou da minha defesa. Enquanto não estiver resolvido não ponho lá os pés. Podem obrigar-me a pagar mas não me podem obrigar a ir para lá. Não indo é a melhor forma que tenho de marcar a minha posição. Poderá não fazer muita diferença. Mas se todos fizerem assim, acreditem que a mossa se torna mais aparente.

Club42

Mensagens : 187
Pontos : 204
Data de inscrição : 13/07/2009
Idade : 60
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Multas - era Camping Montegordo Empty Re: Multas - era Camping Montegordo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos