Caravanismo de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Existe alguma estatistica?

+6
Jagoz
JoseLuis
TUGAERIBA
A748-2
Pluma Vermelhinho
preis
10 participantes

Ir para baixo

Existe alguma estatistica? Empty Re: Existe alguma estatistica?

Mensagem por preis Qua Nov 04, 2009 1:12 am

tópico migrado
preis
preis

Mensagens : 301
Pontos : 348
Data de inscrição : 27/04/2009
Idade : 53
Localização : margem sul

Ir para o topo Ir para baixo

Existe alguma estatistica? Empty Re: Existe alguma estatistica?

Mensagem por F. Ramos Qui Jul 16, 2009 5:19 am

Olá companheiros

No meu caso, já faço campismo desde que me conheço, mas sempre com tenda.
Depois com a cara-metade, continuamos a andar por ai com tenda e aos fins-de-semana com uma Ford Transit, era adaptada para os fins de semanas, por que durante a semana tinha o aproveitamento para o qual a comprei.
Mas ao longo destes anos andava sempre a ver caravanas e auto-tendas.
As auto-tendas foram logo tiradas da ideia, quando vi a trabalheira que era montar uma, e com o tempo chuvoso, tinha os mesmos problemas que as tendas.
Aqui á um tempo atrás estando á procura de uma caravana, foi quando a minha “velhadas” veio parar ás mãos sem eu dar conta. Como já a conhecia dos antigos donos e já tinha ajudado em algumas reparações que eles tinha feito na caravana, fiquei com ela.
O tal fim-de-semana que nunca mais aparecia, e quando fomos gozar finalmente a caravana, era só elogios ás caravanas e em especial à minha, claro.
Agora não vemos outra maneira de passar as férias ou os fins de semanas que podemos sem a nossa caravana.
Só quero agradecer ao amigo Henrique as dicas que me deu para eu me iniciar nesta vida de caravanista, e agora, a todos os companheiros e amigos deste fórum que aprendi mais em 2 meses e tal do que em toda a minha vida.
Em relação ao dito “Boom” que apareceu nestes últimos anos.
Na minha opinião esse “Boom” já apareceu alguns anos atrás, mas só agora é que nós reparamos mais nas caravanas e autocaravanas que se a travessão na nossa frente, elas passavam mas nós nem ligávamos.
Tenho essa opinião por causa do radioamadorismo, quando me iniciei neste hobby eu nem olhava para os telhados “chapéu” para ver se havia radioamadores perto ou não, e agora vou de carro ou a pé e estou sempre a olhar para as antenas nos telhados dos colegas radioamadores e a identificar essas antenas.
Tenho colegas vizinhos, que até falo com eles, que sempre foram radioamadores e só depois de entrar para este hobby é que me apercebi, que tínhamos o mesmo hobby.
Também acho que não é por mero acaso que apareceu este fórum, porque havia neste nosso País a necessidade de algum do género.
Já houve outras iniciativas do género mas ficaram só pelas intenções.
Agora este fórum com o companheirismo, a cordialidade e a amizade, e também claro com a informação que nele existe, penso que nós todos vamos fazer tudo para que este fórum evolua e que cresça para o sempre.

Um abraço a todos
F. Ramos
F. Ramos

Mensagens : 1514
Pontos : 1839
Data de inscrição : 20/04/2009
Idade : 56
Localização : Lisboa / Ferreira do Zêzere

Ir para o topo Ir para baixo

Existe alguma estatistica? Empty Re: Existe alguma estatistica?

Mensagem por preis Qui Jul 16, 2009 3:24 am

Eheheh,

Eu não tenho historial de campismo, acampei apenas algumas vezes. Um dia li um artigo na visão acerca de caravanas e autocaravanas, respectivas fotos, e a história de um casal já reformados que trocaram a vida monotona de um apartamento por uma vida nomada, fiquei fascinado com o relato, identifiquei-me logo com a situação e poderia viver um pouquinho assim, ainda tenho de trabalhar muito, estou longe da reforma.
Foi então que comecei a ver anuncios. Sem pensar em prós e contras excluí logo ACs, pois as de preços acessíveis não me cativaram minimamente. Comecei a ver caravanas, andei em alguns stands a vê-las e nada, vi caravanas muito antigas e degradadas a preços exorbitantes, como é possível?
Até que soube de um amigo que já não via a algum tempo adquiriu uma, claro que entrei em contacto com ele e levou-me ao stand, onde após a explicação daquilo que pretendia, o vendedor disse-me que estava á espera de uma que poderia corresponder áquilo que pretendia. Quando a fui ver, era exactamente aquilo que idealizava, boa relação preço/qualidade e muito ao meu gosto, comparativamente ao que vi noutros stands.
Nem pensei 2 vezes, tratei logo do assunto, um pouco ás escuras, mas hoje considero que foi muito bom investimento, a minha famila e eu adoramos.

Tambem me considero parte do "boom".

Concordo ao mesmo tempo com o Luis e o Tugaeriba, no meu caso não poderia comprar a AC que desejava, mas se o tivesse feito tambem não teria disponibilidade para a gozar por forma a compensar o investimento e manutenção, seguros, etc. Tudo bem que existem outros factores a ter em conta, mas estou muito satisfeito assim, acho que dei o passo certo.

Agora tenho a certeza de que há muita gente a aderir e muito rapidamente a estas actividades, acho isso muito positivo, esperamos que a exemplo do Zmar, muitas mais infraestruturas se desenvolvam a fim de acolher este aumento de CVs e ACs.
Deveriam haver mais parques onde não fosse permitido residentes, pois acho que vai ao encontro daquilo que procuro, ambientes o mais naturais possíveis.

Um abraço
preis
preis

Mensagens : 301
Pontos : 348
Data de inscrição : 27/04/2009
Idade : 53
Localização : margem sul

Ir para o topo Ir para baixo

Existe alguma estatistica? Empty Re: Existe alguma estatistica?

Mensagem por TUGAERIBA Qua Jul 15, 2009 10:57 pm

Jagoz escreveu:Eu tambem nunca pensei em comprar nenhuma cv ,sempre que passavam por mim pensava que gostava de ter uma e que um dia ia te-la ...até que cheguei aqui ao forum e a vontade subiu ainda mais depois de ver os relatos , fotografias etc...etc....entretanto tambem penso que as idades estão a baixar ..vejo por mim tenho 27 anos e duas filhas uma com 6 anos e outra com 9 meses e gostava de as habituar a este tipo de vida saudavel desde novas ...enfim espero ainda este mes ter a minha ...

Companheiro eu comecei nas caravanas, já tinha atrelado, aos 29 anos. Foi na fase dos 2 3 anos e ver que a descendencia adorav campismo. Aí fizemos um sacrificio e comprei uma Surf, em 2ª mão, para 3 pessoas.
Sabe os tempos eram outros havia menos acessibilidades , o Boom das auto-estradas veio depos.
Como vê já no tempo do Luis se começava cedo.
Ups e no meu também. Razz Razz

TUGAERIBA

Mensagens : 1079
Pontos : 1262
Data de inscrição : 20/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Existe alguma estatistica? Empty Re: Existe alguma estatistica?

Mensagem por sandra Qua Jul 15, 2009 9:58 pm

Ainda hoje fiz um percurso de cerca de 150 Km, autocaravanas encontrei 2
Caravanas 6!!!
Não me pareceu que alguma fosse de alguem aqui do forum Shocked
sandra
sandra

Mensagens : 121
Pontos : 145
Data de inscrição : 10/05/2009
Localização : Alentejo

Ir para o topo Ir para baixo

Existe alguma estatistica? Empty Re: Existe alguma estatistica?

Mensagem por C Marques Qua Jul 15, 2009 9:19 pm

As usadas fazem parte das estatisticas se forem importadas e ao serem matriculadas,acho eu, as usadas nacionais já existem já fizeram parte das estatísticas em anos transactos.
C Marques
C Marques

Mensagens : 42
Pontos : 51
Data de inscrição : 15/06/2009
Idade : 54
Localização : São João da Talha

Ir para o topo Ir para baixo

Existe alguma estatistica? Empty Re: Existe alguma estatistica?

Mensagem por Tiago Qua Jul 15, 2009 9:11 pm

É preciso contabilizar as usadas, que não farão parte dessa estatística. Como eu, por exemplo! Smile
Tiago
Tiago

Mensagens : 219
Pontos : 253
Data de inscrição : 07/05/2009
Idade : 44
Localização : Ermesinde - Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Existe alguma estatistica? Empty Re: Existe alguma estatistica?

Mensagem por C Marques Qua Jul 15, 2009 9:09 pm

No meu ponto de vista em Portugal á um boom de autocaravanas de caravanas não me parece as pessoas tem a ideia que é muito dificil conduzir. acho que dá para ver o numero de unidades vendidas AC e Caravanas no site da ACAP.
C Marques
C Marques

Mensagens : 42
Pontos : 51
Data de inscrição : 15/06/2009
Idade : 54
Localização : São João da Talha

Ir para o topo Ir para baixo

Existe alguma estatistica? Empty Re: Existe alguma estatistica?

Mensagem por Tiago Qua Jul 15, 2009 8:32 pm

Como já referi, sempre pratiquei campismo. E nas férias, quando via a malta das caravanas a chegar e a instalar-se, pensava: eeeiiii.... um dia quero uma daquelas! Mas sempre pensei que seria a mais longo prazo.

Com a perspectiva da família alargar e de em certa altura da vida campismo da tenda estar fora de questão (gravidez), começamos a ponderar as caravanas. "Vamos investigar... só para saber quanto custam!" Wink O que é certo, é que à medida que pesquisávamos, a vontade aumentava e há 3 meses lá encontrei algo que encaixou no orçamento.

Mas ainda penso "eiiii... um dia quero uma daquelas", quando vejo os "apartamentos" com rodas novos a circular.. Para já ando com a minha velhinha (mas bem conservada), no futuro há de se ver,

Mas de facto, e para concluir, também noto esse boom!! Smile

Abraços!
Tiago
Tiago

Mensagens : 219
Pontos : 253
Data de inscrição : 07/05/2009
Idade : 44
Localização : Ermesinde - Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Existe alguma estatistica? Empty Re: Existe alguma estatistica?

Mensagem por Jagoz Qua Jul 15, 2009 7:47 pm

Eu tambem nunca pensei em comprar nenhuma cv ,sempre que passavam por mim pensava que gostava de ter uma e que um dia ia te-la ...até que cheguei aqui ao forum e a vontade subiu ainda mais depois de ver os relatos , fotografias etc...etc....entretanto tambem penso que as idades estão a baixar ..vejo por mim tenho 27 anos e duas filhas uma com 6 anos e outra com 9 meses e gostava de as habituar a este tipo de vida saudavel desde novas ...enfim espero ainda este mes ter a minha ...

Jagoz

Mensagens : 14
Pontos : 21
Data de inscrição : 09/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Existe alguma estatistica? Empty Re: Existe alguma estatistica?

Mensagem por JoseLuis Qua Jul 15, 2009 6:25 pm

Caravana ou Auto-caravana hummmm Existe alguma estatistica? AniTentacao não vou discutir...


Eu faço parte do Boooooooooom Existe alguma estatistica? AniOhYeah

Mas acrescento que sinceramente eu não sabia sequer que existiam parques unicamente para recolha de ACs / CVs e que um dos meus obstaculos para comprar CV era mesmo o facto de eu não ter espaço para colocar/estacionar, como sem querer encontrei um espaço desses que recolhem e o preço não era nada de exorbitante foi aí que se deu o click e comecei a procurar uma CV usada "para ver se me adaptava" e não é que estou a ADORAR!!! Existe alguma estatistica? BlinkExiste alguma estatistica? AniHummmExiste alguma estatistica? AniThumbsUp
JoseLuis
JoseLuis

Mensagens : 101
Pontos : 150
Data de inscrição : 01/07/2009
Idade : 49
Localização : Por aí...

Ir para o topo Ir para baixo

Existe alguma estatistica? Empty Re: Existe alguma estatistica?

Mensagem por TUGAERIBA Qua Jul 15, 2009 4:37 pm

Concordo com as palavras do Luís quanto ao caravanismo. No meu caso tive a primeira caravana aos 29 anos, por comodidade da família e minha claro.
Hoje assiste-se a muita procura do caravanismo, quanto a mim, por razões económicas, liberdade de deslocação, mobilidade a partir da "casa" estacionada.
O auto caravanismo para mim, não serviu, porque não gostamos da forma de deslocação e ficar sem outro transporte, e porque não rentabilizávamos o investimento. Tenho 2ª habitação numa quinta, onde passo os fins-de-semana e feriados, pelo que não me era rentável comprar uma viatura e ficar estacionada a maior parte do tempo.
O AC está em expansão pela Europa mais casais de meia-idade, já sem filhos dependentes, e que se deslocam em bicicletas, motas ou pequenos carros quando estacionados em parques. Vê-se também casais mais novos, alguns com filhos bem pequenos que o praticam. Numa fase adiantada da vida, filhos maiores, a precisarem de espaço livre e de tempo para brincarem no parque infantil, o investimento no AC não se justifica novamente.
Como o Luís disse são investimentos que cada um deve ponderar, compra de 2ª habitação, ou uma AC ou caravana que garanta uma certa confiança para viajar.
O caravanismo só agora está em expansão em Portugal: Em alguns países da Europa já é uma realidade à mais de 40 anos. Vejam os Holandeses e mais recentemente os nossos vizinhos Espanhois. Não são só razões económicas são formas de estar.

TUGAERIBA

Mensagens : 1079
Pontos : 1262
Data de inscrição : 20/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Existe alguma estatistica? Empty Re: Existe alguma estatistica?

Mensagem por A748-2 Qua Jul 15, 2009 1:41 pm

Bom dia,

O que sempre me apercebi, e só comecei em 2000 com 41 anos, é que neste momento a faixa etária para o "inicio" baixou substancialmente. Se antes era raro encontrar malta nova ou de meia idade nestas actividades, hoje já começa a ser vulgar.
Sempre atribuí isso, a um certo conforto financeiro que se atinge só a partir de uma certa idade e que hoje em dia a opção de uma 2ª"casa" para férias já é encarada de outra forma.

Sem querer entrar em sitios um pouco "obscuros" no autocaravanismo, a média de idades anda por volta dos 55/60, e porque há essa maioria um pouco retrógada, a modalidade não se desenvolve de uma forma dinâmica e continuada. Continua-se apegado a conceitos antigos de que as passeatas é que são boas e qualquer beco esconso serve para passar a noite e não se evolui. Felizmente com a chegada de pessoas mais novas a este panorama desolador, só tem tendência a mudar, mas até que se mudem hábitos enraizados vamos penar um bocado.

Penso que no caso das Caravanas será diferente. Por ser um investimento de menor esforço financeiro, torna-se mais acessivel a uma faixa etária mais baixa ou que pelo menos ainda não atingiu o tal conforto financeiro e que por isso decide-se pelo caravanismo que não deixa de ser outra vertente da vida ao ar livre, que no fim de contas é o que nos move a todos...caravanistas ou autocaravanistas.
E óbviamente não estamos a discutir conceitos de uma coisa ou outra, porque aí cada um terá as suas razões.

A748-2

Mensagens : 350
Pontos : 420
Data de inscrição : 20/04/2009
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

Existe alguma estatistica? Empty Re: Existe alguma estatistica?

Mensagem por Pluma Vermelhinho Qua Jul 15, 2009 11:34 am

Efectivamente somos cada vez mais e desde á uns 5 anos a esta parte tambem me parece haver cada vez mais ACs e Cs. A facilidade em importar que em tempos houve facilitou muito e o proliferar de actividades ao ar livre e do turismo de natureza (isto tambem é por modas) ajudaram ao "boom" destas actividades turisticas.

Pluma Vermelhinho

Mensagens : 196
Pontos : 229
Data de inscrição : 04/05/2009
Localização : Mafra

Ir para o topo Ir para baixo

Existe alguma estatistica? Empty Existe alguma estatistica?

Mensagem por preis Qua Jul 15, 2009 2:57 am

Olá,

Desde há uns tempos para cá, (2 ou 3 anos), mais ou menos o tempo que adquiri a minha primeira e actual caravana, tenho andado a reparar num grande aumento de caravanistas.

Quando ainda não pensava sequer adquirir uma, nem reparava.

Concordam que houve um grande "boom" de caravanistas e autocaravanistas? É impressão minha, sempre foi assim ou houve um grande aumento de facto?

Alem disso a média de idades dos caravanistas tambem me pareceu ter diminuido, pois tenho visto muitos casais novos, contrastando com a imagem que em tempos tive.

A ver pelos nossos companheiros do forum confirmam-se as duas situações, mas será que já somos uma parte significativamente representativa daquilo que poderá ser um" boom"?

Shocked ...a estas horas deve ser delirio de certeza drunken Very Happy

Um abraço
preis
preis

Mensagens : 301
Pontos : 348
Data de inscrição : 27/04/2009
Idade : 53
Localização : margem sul

Ir para o topo Ir para baixo

Existe alguma estatistica? Empty Re: Existe alguma estatistica?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos