Caravanismo de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Carta B+E ...duvidas e factos!

+7
TUGAERIBA
MarCampos
ribascop1972
Juan González
Tiago
dreamer
Pluma Vermelhinho
11 participantes

Ir para baixo

Carta B+E ...duvidas e factos! Empty Re: Carta B+E ...duvidas e factos!

Mensagem por RuyMorais Qui Out 08, 2009 6:19 pm

o peso bruto e calculado com a soma da tara +30% da tara

no teu caso ricardo e isso que eles levam em conta
430x30%=129
peso bruto de 560kg

isto informaçao dada por um GNR
RuyMorais
RuyMorais

Mensagens : 730
Pontos : 820
Data de inscrição : 10/08/2009
Idade : 55
Localização : amadora/lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Carta B+E ...duvidas e factos! Empty Re: Carta B+E ...duvidas e factos!

Mensagem por manchanegra Qui Out 08, 2009 6:15 pm

Ainda não. Não tenho a caravana comigo para a medir.
manchanegra
manchanegra

Mensagens : 1040
Pontos : 1328
Data de inscrição : 21/04/2009
Idade : 53
Localização : Loures - Portimão

http://www.forum-tt.com

Ir para o topo Ir para baixo

Carta B+E ...duvidas e factos! Empty Re: Carta B+E ...duvidas e factos!

Mensagem por ricardofoto Qui Out 08, 2009 5:34 pm

Pelas contas que fiz sobram-me 350Kg....penso que seja margem de manobra suficiente...penso eu de que:
Manchanegra já falas-te com a sra?
ricardofoto
ricardofoto

Mensagens : 121
Pontos : 152
Data de inscrição : 07/08/2009
Idade : 48
Localização : Cadaval

http://www.fotosoares.com

Ir para o topo Ir para baixo

Carta B+E ...duvidas e factos! Empty Re: Carta B+E ...duvidas e factos!

Mensagem por manchanegra Qui Out 08, 2009 5:25 pm

Não estando averbado o peso bruto desconheço como as autoridades irão agir. De qualquer maneira, com essa tara penso que dificilmente irás exceder o peso bruto que obriga á B+E.
manchanegra
manchanegra

Mensagens : 1040
Pontos : 1328
Data de inscrição : 21/04/2009
Idade : 53
Localização : Loures - Portimão

http://www.forum-tt.com

Ir para o topo Ir para baixo

Carta B+E ...duvidas e factos! Empty Re: Carta B+E ...duvidas e factos!

Mensagem por ricardofoto Qui Out 08, 2009 5:01 pm

Já agora aproveito para colocar aqui uma questão... Tenho um discovery tdi com peso bruto de: 2720kg e tendo a minha PYC apenas a informação no documento unico referente á tara que é de 430KG não estando no livrete o peso bruto da caravana , depreendo que não seja necessário a carta b+E corrijam-me se estou enganado.
ricardofoto
ricardofoto

Mensagens : 121
Pontos : 152
Data de inscrição : 07/08/2009
Idade : 48
Localização : Cadaval

http://www.fotosoares.com

Ir para o topo Ir para baixo

Carta B+E ...duvidas e factos! Empty Re: Carta B+E ...duvidas e factos!

Mensagem por indiana Sex Jun 26, 2009 3:29 am

Boa noite Companheiros,
Foi exactamente o que eu fiz o ano passado, o exame foi no Carregado ( ACP ). Constou de condução normal, respeitando todas as regras conhecidas incluindo "as duas mãos no volante" e uma manobra de marcha atrás numa rua a fazer 90º e outra de estacionamento do conjunto na borda da estrada em marcha atrás. Levei a caravana Knaus 400 e a viatura com que efectuo o reboque normalmente ( o conjunto em termos de pesos brutos indicados do documento único, excede os 3.500kg). O preço foi os tais oitenta e tal euros. Os documentos foram os indicados pelo ACP ( cópias dos livretes da caravana e da viatura, do BI, atestado médico, dos seguros, da carta de condução, fotografias etc. etc.)
Indiana
indiana
indiana

Mensagens : 302
Pontos : 368
Data de inscrição : 19/04/2009
Localização : Portugal / Oeiras

http://parapenteluso.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Carta B+E ...duvidas e factos! Empty Re: Carta B+E ...duvidas e factos!

Mensagem por Convidad Sex Jun 26, 2009 3:26 am

Pedia a quem tirou este averbamento á carta como fez :
Onde tirou e por e onde se inscreveu?
Que precisou de levar fotos e preencher algum impresso e exame médico?
Levou a a caravana ou outro tipo de atrelado ou eles fornecem?
No exame é necessário ter um cnjunto com peso superior a 3500 kg´s?
O exame consite em quê?
O custo?
Sei que temos já algumas respostas a estas perguntas mas se todos contribuirem crescemos um pouco mais com esta informação que julgo ser relevante para quem é caravanista...partilhem!
Cumprimentos
Ricardo76

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Carta B+E ...duvidas e factos! Empty Re: Carta B+E ...duvidas e factos!

Mensagem por TUGAERIBA Sex Jun 26, 2009 1:56 am

MarCampos escreveu:Boas;
Não vale a pena teorizarem sobre o assunto. Peguem nos livretes ou nos documentos únicos e se a soma do peso bruto do veiculo com o peso bruto da caravana ultrapassar os 3500kg vão averbar a categoria E.
Como sou sócio do ACP, tirei a minha com a ajuda deles. Como o ACP tem centros de exames, basta que se dirijam a esses centros de exames e peçam documentação para a inscrição. Ao todo custa menos de 80€.

Não é o meu caso no entanto muito obrigado pela informação. Diga-me companheiro levou a caravana? como foi o exame? É sempre bom saber.
Os meus cumprimentos

Manuel

TUGAERIBA

Mensagens : 1079
Pontos : 1262
Data de inscrição : 20/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Carta B+E ...duvidas e factos! Empty Re: Carta B+E ...duvidas e factos!

Mensagem por MarCampos Sex Jun 26, 2009 1:51 am

Boas;
Não vale a pena teorizarem sobre o assunto. Peguem nos livretes ou nos documentos únicos e se a soma do peso bruto do veiculo com o peso bruto da caravana ultrapassar os 3500kg vão averbar a categoria E.
Como sou sócio do ACP, tirei a minha com a ajuda deles. Como o ACP tem centros de exames, basta que se dirijam a esses centros de exames e peçam documentação para a inscrição. Ao todo custa menos de 80€.
MarCampos
MarCampos

Mensagens : 40
Pontos : 59
Data de inscrição : 28/04/2009
Idade : 55
Localização : Matosinhos

Ir para o topo Ir para baixo

Carta B+E ...duvidas e factos! Empty Re: Carta B+E ...duvidas e factos!

Mensagem por Pluma Vermelhinho Ter Jun 23, 2009 12:09 pm

ribascop1972 escreveu:Mas o que conta são os Pesos Brutos que constam em ambos os livretes

Peço desculpa, pensava que se referia ao peso real medido nas tais balanças e não nos livretes, confusão minha Embarassed

Pluma Vermelhinho

Mensagens : 196
Pontos : 229
Data de inscrição : 04/05/2009
Localização : Mafra

Ir para o topo Ir para baixo

Carta B+E ...duvidas e factos! Empty Re: Carta B+E ...duvidas e factos!

Mensagem por ribascop1972 Ter Jun 23, 2009 12:27 am

Mas o que conta são os Pesos Brutos que constam em ambos os livretes
ribascop1972
ribascop1972

Mensagens : 119
Pontos : 157
Data de inscrição : 20/04/2009
Idade : 51
Localização : Alto do Moinho - Seixal

Ir para o topo Ir para baixo

Carta B+E ...duvidas e factos! Empty Re: Carta B+E ...duvidas e factos!

Mensagem por Pluma Vermelhinho Seg Jun 22, 2009 11:44 pm

Juan González escreveu:Como eu trabalho com inertes(areias, cascalhos,etc) quandro preciso pesar algo "maior" costumo pedir o favor a um sr que trabalha numa pedreira onde tem aquelas balanças para pesar os camiões da TIR. , se calhar vou ter que lá ir outra vez visto que o "meu conjunto" jipe + caravana pesam 3510 kgs!, que galo vou ter que tirar B+E, só por causa de 10 kgs!!, vou pesar o conjunto a ver sé realmente pesa isso, eles depois dão-me um talão com o peso total.

Por 10 kg tira-se a mesa, os texteis e uma ou outra porta da caravana.... ou leva-se o deposito do veiculo trator quase vazio Twisted Evil

Pluma Vermelhinho

Mensagens : 196
Pontos : 229
Data de inscrição : 04/05/2009
Localização : Mafra

Ir para o topo Ir para baixo

Carta B+E ...duvidas e factos! Empty Re: Carta B+E ...duvidas e factos!

Mensagem por Juan González Seg Jun 22, 2009 5:33 pm

Como eu trabalho com inertes(areias, cascalhos,etc) quandro preciso pesar algo "maior" costumo pedir o favor a um sr que trabalha numa pedreira onde tem aquelas balanças para pesar os camiões da TIR. , se calhar vou ter que lá ir outra vez visto que o "meu conjunto" jipe + caravana pesam 3510 kgs!, que galo vou ter que tirar B+E, só por causa de 10 kgs!!, vou pesar o conjunto a ver sé realmente pesa isso, eles depois dão-me um talão com o peso total.
Juan González
Juan González

Mensagens : 185
Pontos : 236
Data de inscrição : 20/04/2009
Idade : 54
Localização : Serzedo Vila Nova de Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Carta B+E ...duvidas e factos! Empty Re: Carta B+E ...duvidas e factos!

Mensagem por Tiago Seg Jun 22, 2009 5:26 pm

De facto tens razão.. No entanto, como a minha já tem uns anos e já sofreu uma renovação completa, não garanto o peso que lá está.

Onde é que poderei pesar a minha caravana (Porto), alguém me sabe dizer?

Obrigado.
Tiago
Tiago

Mensagens : 219
Pontos : 253
Data de inscrição : 07/05/2009
Idade : 44
Localização : Ermesinde - Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Carta B+E ...duvidas e factos! Empty Re: Carta B+E ...duvidas e factos!

Mensagem por Juan González Seg Jun 22, 2009 5:22 pm

Boas!........bla-bla-bla...documento comprovativo de pesagem do reboque, emitido há menos de um ano, onde conste a identificação da entidade que procedeu à pesagem, a data em que foi realizada e a referência ao número de matrícula do veículo –....Quer isto dizer que como a minha caravana tem mais de 1 ano vou ter de ir com ela a balança? então no livrete não diz o peso dela?. Mad Evil or Very Mad .....esta gente e mesmo daaaaaaaa!!!!!. em fim
Juan González
Juan González

Mensagens : 185
Pontos : 236
Data de inscrição : 20/04/2009
Idade : 54
Localização : Serzedo Vila Nova de Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Carta B+E ...duvidas e factos! Empty Re: Carta B+E ...duvidas e factos!

Mensagem por Tiago Seg Jun 22, 2009 5:09 pm

"Por causa das confusões" e pelo "pode dar jeito um dia", e estiver a pensar tirar a B+E, pode consultar os documentos necessórios, preços e procedimentos em:

http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Condutores/CartaConducao/LigeiroscomReboque/Paginas/AutomoveisLigeiroscomReboque.aspx
Tiago
Tiago

Mensagens : 219
Pontos : 253
Data de inscrição : 07/05/2009
Idade : 44
Localização : Ermesinde - Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Carta B+E ...duvidas e factos! Empty Re: Carta B+E ...duvidas e factos!

Mensagem por dreamer Seg Jun 22, 2009 11:46 am

Pluma Vermelhinho escreveu:Já muitas duvidas e questões se puseram acerca deste tema.

...

Poder-se-ia por a questão de ser necessário para rebocar uma caravana com uma Tara superior ao veiculo trator mas como isso tecnicamente nunca é possivel (nem legalmente, nenhuma marca averbaria tar coisa) podemos esquecer esta situação.

É legal e possível ora vejamos:

- Semi-reboques o peso o reboque é muito maior do que o do tractor, até tem mais eixos;
- Para além disso existe muitos camiões em que o reboque tem mais PB do que o tractor( 16t/24t e 19t/21);
Voltando aos nossos casos:
- Eu tenho um jipe de peso rebocavel 2800, tara é 1960 e PB 2510;
- VW Golf 1.9 TDI de peso rebocavel 1400, tara é 1296 e PB 1750;

PS: Eu tenho B+E por causa das confusões a minha caravana tem PB 1090kg.
dreamer
dreamer

Mensagens : 29
Pontos : 42
Data de inscrição : 30/04/2009
Localização : Odivelas

Ir para o topo Ir para baixo

Carta B+E ...duvidas e factos! Empty Re: Carta B+E ...duvidas e factos!

Mensagem por Pluma Vermelhinho Seg Jun 22, 2009 11:19 am

Já muitas duvidas e questões se puseram acerca deste tema.

Para simplificar e lendo o que foi aqui transcrito pelo Ricardo, vamos dar um exemplo:

Tenho um Samurai cujo PB é de 1500KG e uma caravana cujo PB é de 750KG. Só preciso de carta B pois a caravana nao excede os 750KG. Mesmo que excede-se, desde que não passa-se dos 1100KG que o jipe pesa vazio, sem problema. Como o jipe + caravana atrelados não pesam mais de 3500KG, também não ha problema.

Agora imaginemos que comprava um Land Rover Discovery, com uma tara de 2500KG e um peso bruto de 3100KG. Se a isto juntar a caravana, o conjunto passa dos 3500KG de Peso Bruto logo precisava de B+E.

A carta B+E só é necessária quando o PB do veiculo trator + o PB do atrelado passam os 3500KG.

Poder-se-ia por a questão de ser necessário para rebocar uma caravana com uma Tara superior ao veiculo trator mas como isso tecnicamente nunca é possivel (nem legalmente, nenhuma marca averbaria tar coisa) podemos esquecer esta situação.

Pluma Vermelhinho

Mensagens : 196
Pontos : 229
Data de inscrição : 04/05/2009
Localização : Mafra

Ir para o topo Ir para baixo

Carta B+E ...duvidas e factos! Empty Carta B+E ...duvidas e factos!

Mensagem por Convidad Dom Jun 21, 2009 11:40 pm

Olá companheiros quero com este post dismistificar algumas dúvidas que persistem na cabeças das pessoas derivado á sociedade que temos em que as entidades(não todas) não sabem explicar apenas decorar e desbobinar sem perceberem do que falam.
Precisaria da ajuda de quem já tirou esta categoria para colocar aqui mais informação no entanto vou colocar aqui dados que reuni do google(IMTT) e outros sites importantes para quem deseja tirar este complemento á carta de condução de ligeiros:
Parte do Artigo 123 do codigo da estrada:
«....Categoria B-automóveis ligeiros ou conjunto de veiculos compostos por automovel ligeiro e reboque de peso bruto até 750Kgs ou sendo este superior com peso bruto do conjunto não superior a 3500 kgs, não podendo neste caso o peso bruto do reboque exceder a tara do veiculo tractor....»
«...Categoria B+E-conjunto de veiculos compostos por um automóvel ligeiro e reboque cujos os valores excedam os previsto para a categoria B»
Agora por miudos o que eu sei e a«aprendi» antes de comprar a caravana certifiquei-me até que valor o meu carro poderia rebocar(tecnicamente possivel) como a minha caravana tem um peso Bruto de 850 kg´s e o meu carro tem um peso bruto de 2005 Kg´s fico com um total de 2850 kg estando dentro do limite que vai até aos 3500 kg da categoria B.
Pretendo no entanto tirar a categoria E pois posso um dia precisar de trocar veiculo tractor ou caravana.
Agora venham daí as vossas duvidas factos acerca da carta .
Boa semana,
Ricardo76

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Carta B+E ...duvidas e factos! Empty Re: Carta B+E ...duvidas e factos!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos