Caravanismo de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Categoria B+E

4 participantes

Ir para baixo

Categoria B+E Empty Re: Categoria B+E

Mensagem por A748-2 Sáb maio 16, 2009 2:52 am

Boa noite,

A renovação da minha carta de pesados (C) foi entregue no ACP do Estoril no dia 8 de Janeiro de 2009...e recebida em casa no dia 30 de Abril de 2009...
Grosso modo, 4 meses para a renovação...bem, mas antes isto do que perderem os processos como aconteceram com aquelas 500 ou 1000 que andava a empresa de informática e o IMTT a culparem-se mutúamente pelo facto de se ter perdido os processos e o pessoal à espera...
É por isso que eu gosto do meu País...!!! Twisted Evil

A748-2

Mensagens : 350
Pontos : 420
Data de inscrição : 20/04/2009
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

Categoria B+E Empty Re: Categoria B+E

Mensagem por MarCampos Sáb maio 16, 2009 2:43 am

Sou sócio do ACP e tirei a minha B+E em 2008, tudo muito rápido e em menos de 60 dias tinha o cartão de plástico na carteira.
MarCampos
MarCampos

Mensagens : 40
Pontos : 59
Data de inscrição : 28/04/2009
Idade : 55
Localização : Matosinhos

Ir para o topo Ir para baixo

Categoria B+E Empty Re: Categoria B+E

Mensagem por indiana Sex maio 15, 2009 10:46 pm

Parabéns,
Se for necessário sair para o estrangeiro, perguntas como é e respondem-te, bem pode ir ao ACP e tirar uma Carta Internacional mostrando a guia provisória e pagando, com a guia não podemos abandonar o território nacional!!!

Agora vamos ver quando recebes a "CARTA B+E" em mão, vai demorar uns tempos largos a estar pronto o cartão de plástico....
Indiana
indiana
indiana

Mensagens : 302
Pontos : 368
Data de inscrição : 19/04/2009
Localização : Portugal / Oeiras

http://parapenteluso.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Categoria B+E Empty Re: Categoria B+E

Mensagem por manchanegra Sex maio 15, 2009 10:13 pm

A minha experiencia com o IMTT.

Tudo começou no dia 20 de Março com a entrega da papelada. Depois receberia a marcação do exame via correio.
Passado cerca de um mês, como não tinha recebido nada liguei para o IMTT onde me disseram que era normal o tempo de espera, mas, que ligasse para o centro de exames pois já tinha licença de aprendizagem emitida desde dia 31.
Do centro de exames não havia ainda marcação. Devia aguardar ou ligar mais tarde.
Resumindo, fui ligando praticamente de semana a semana e nada de exame estivesse marcado No .
Na semana passada, na 4ª feira, disseram-me que apenas tinham feito marcações para motociclos e que B+E ainda não tinham marcado. Perante o meu espanto pela demora, disseram-me que ligasse na 2ª feira para falar com a responsável que estaria nesse dia e me resolveria o problema.
Na 2ª feira lá liguei novamente. A Srª estava já completamente furiosa (não comigo, diga-se de passagem) pois já era ai a 5ª chamada de pessoas a quem tinham dito para ligar e falar com ela (e tinha regressado de baixa nesse dia). Por outro lado estava completamente estupefacta com o facto de em vez de darem uma simples informação terem dito para ligar mais tarde para falar com ela.
Depois do desabafo, foi pesquisar os meus dados, e, surpresa das supresas, o meu exame tinha sido na 5ª feira anterior affraid (eu tinha ligado na 4ª, lembram-se Shocked ).
Perante um misto de incredulidade e desapontamento com os funcionários lá ficou com o meu caso em mãos para ver se conseguia resolver.
No dia seguinte (3ª feira) lá me informou que podia fazer o exame na 6ª feira ás 15h30.
Já está Very Happy . Já tenho a guia e já posso andar na estrada cheers .
O exame em si foi bastante facil. Saimos do Parque das Nações (por baixo da ponte), fomos a Moscavide (praça José Queiróz), Av. Berlim, Marechal Gomes da Costa, Relógio, Aeroporto, 2ª Circular, Portela, Sacavem, Trancão, Parque das Naçoes novamente (sempre em frente) e parque do IMTT.
No parque fiz uma marcha atrás, e, um ponto de embraiagem com a caravana numa rampa.
Pronto, já está.
Não fossem as peripécias no IMTT e a coisa até tinha corrido muito bem.
Mesmo assim, tendo em conta a boa vontade e disponibilidade da responsável do centro bem como a actuação do examinador de hoje (que sem ser simpático nem antipático, talvez indiferente, foi bastante acertivo e sobretudo prático analisando a forma como nos "desenrascamos" no transito em vez de mandar fazer uma série de manobras dificeis que pouca ou nenhuma utilidade prática terão), a coisa até correu razoavelmente bem. Very Happy
Está feito cheers .


Última edição por manchanegra em Sex maio 15, 2009 10:51 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : ortografia)
manchanegra
manchanegra

Mensagens : 1040
Pontos : 1328
Data de inscrição : 21/04/2009
Idade : 53
Localização : Loures - Portimão

http://www.forum-tt.com

Ir para o topo Ir para baixo

Categoria B+E Empty Categoria B+E

Mensagem por manchanegra Sex maio 15, 2009 9:03 pm

Ora vamos lá recordar um tema que muita tinta fez correr no outro forum. A Célebre Categoria B+E.
O Código da estrada diz o seguinte:

Artigo 123º do Código da Estrada

1 - A carta de condução habilita a conduzir uma ou mais das seguintes categorias de veículos:
A - motociclos...
B - automóveis ligeirosou conjuntos de veículos compostos por automóvel ligeiro e reboque de peso bruto até 750Kg ou, sendo este superior, com peso bruto do conjunto não superior a 3500Kg, não podendo, neste caso, o peso bruto do reboque exceder a tara do veículo trator;
B+E - conjuntos de veículos compostos por um automóvel ligeiro e reboque cujos valores excedam os previstos para a categoria B;
C - automóveis pesados....


A habilitação necessária para conduzir automóveis ligeiros com reboque (quando o conjunto ultrapassa os 3500Kgs) , depende da obtenção da categoria B+E, mediante aprovação em exame de condução constituído por prova das aptidões e do comportamento. A inscrição em escola de condução é facultativa.

Documentos
Para requerer a emissão de licença de aprendizagem e a prova das aptidões e do comportamento são necessários os seguintes documentos:

Fotocópia simples do documento de identificação pessoal e da carta de condução, que ateste que o candidato reside em território nacional, e exibição dos originais;
Atestado médico emitido por qualquer médico no exercício da sua profissão (Mod. 922 INCM);
2 fotografias actuais (tipo passe), a cores e de fundo liso;
Documento comprovativo do domicílio legal ou profissional, quando não coincidente com a residência constante do documento de identificação;
Fotocópia dos documentos do veículo e do reboque que vão ser utilizados na prova das aptidões e do comportamento;
Documento comprovativo de pesagem do reboque, emitido há menos de um ano, onde conste a identificação da entidade que procedeu à pesagem, a data em que foi realizada e a referência ao número de matrícula do veículo – o reboque deve ser apresentado com um mínimo de 800 kg de peso total (tara+carga).


Taxas:
Emissão da licença de aprendizagem € 12;
Prova das aptidões e do comportamento € 24;
Averbamento na carta de condução € 24.

Procedimentos
Caso não se inscreva numa escola de condução deve requerer a emissão da licença de aprendizagem e a marcação da prova das aptidões e do comportamento nos serviços do IMTT.

Para o efeito é necessário:
Preencher e assinar o formulário Modelo 1 IMTT - pedido de licença de aprendizagem - em duplicado, directamente no computador ou manualmente depois de impresso. Se optar pelo preenchimento à mão, utilize uma esferográfica preta sobre superfície dura.(Consultar Instruções de Preenchimento);
Preencher e assinar o formulário Modelo 2 IMTT – pedido de marcação de exame de condução.
Entregar os documentos nos Balcões de Atendimento do serviço regional e distrital do IMTT e Loja do Cidadão da sua área de residência.
Os impressos estão disponíveis no sítio do IMTT em Formulários – Condutores e Veículos.

Recomendações para a impressão do Modelo 1 IMTT
Este formulário não pode ser fotocopiado. Como tem espaços reservados à sua fotografia e assinatura, para posterior leitura óptica, requer especial cuidado e atenção quanto ao modo de impressão.

O Modelo 1 IMTT só pode ser aceite quando impresso, a preto e branco ou a cor, em modo de “Qualidade” (letter quality);
Antes de o imprimir verifique se os tinteiros estão a acabar, situação em que a impressão poderá não ter a qualidade necessária para ser validado.



Enquadramento Legal (a desenvolver mais tarde)

Artigos 123.º e 126.º do Código da Estrada, alterado e republicado em anexo pelo Decreto-Lei n.º 44/2005, de 23 de Fevereiro

Despacho n.º 17 692/2005, de 18 de Agosto, que estabelece o número mínimo, redução e dispensa de lições do curso de candidatos a condutores (opcional para automóveis ligeiros com reboque).

Fonte:IMTT
manchanegra
manchanegra

Mensagens : 1040
Pontos : 1328
Data de inscrição : 21/04/2009
Idade : 53
Localização : Loures - Portimão

http://www.forum-tt.com

Ir para o topo Ir para baixo

Categoria B+E Empty Re: Categoria B+E

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos