Caravanismo de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam.

+9
azulinho
Castor Amigo
F. Ramos
Henrique Correia
indiana
TUGAERIBA
Pluma Vermelhinho
dreamer
frmusico
13 participantes

Ir para baixo

Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam. Empty Re: Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam.

Mensagem por preis Qua Set 23, 2009 2:55 am

Agora tenho bastante mais cuidado com esses factores, distribuição de peso e manobras.

Já me aconteceu na Foz do arelho a caminho de s. Pedro, enganei-me no caminho e fui dar a 1 rua sem saída, a descer e com carros estacionados, havendo muito pouco espaço para inverter a marcha, o que aliado á falta de experiência, fiquei muito atrapalhado. A solução que vi na altura foi fazer marcha atrás. Assim fiz, o cheiro a queimado até assustou, mas consegui sair.
Estar ali a desengatar a caravana, numa rua a descer, ainda com pouca experiência e só com a ajuda da minha mulher era dificil.

Em conclusão, evitar ruas sem saída Very Happy , evitar abusar da embraiagem e tentar distribuir o peso, mesmo que seja a olhómetro é fundamental.
preis
preis

Mensagens : 301
Pontos : 348
Data de inscrição : 27/04/2009
Idade : 53
Localização : margem sul

Ir para o topo Ir para baixo

Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam. Empty Re: Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam.

Mensagem por indiana Qua Set 23, 2009 1:55 am

Boa noite Companheiros,
No meu caso parece-me que os pneus trazeiros estão com um desgaste muito rápido. Pode ser impressão minha, mas estão a gastar-se mais depressa que o normal, fizeram uns 14.000 kms com a caravana, nada mais. A embraiagem também deve sofrer, por isso evito a todo o custo manobrar nos campings, entrar o mais possivel a direito e largar ( fazendo o resto do posicionamento sem estarem engatados o carro e a caravana) e posicionar a caravana na saida para engatar e sair de novo a direito, manobrando o minimo possivel.
Indiana
indiana
indiana

Mensagens : 302
Pontos : 368
Data de inscrição : 19/04/2009
Localização : Portugal / Oeiras

http://parapenteluso.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam. Empty Re: Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam.

Mensagem por Convidad Qua Set 23, 2009 1:06 am

Ainda neste fds fiz uma revisão geral ao meu veiculo tractor e pedi tambem para verificar a suspensão e apesar de já notar algum desgaste ainda está boa para mais uns km´s fruto do meu cuidado ao carregar o carro.Posso dizer que ás vezes chego a tirar tudo e a carregar novamente e sigo a regra do peso na lança aquilo não falha!
Os travões atrás denoto um desgate maior nas pastilhas mas normal dado ao facto que andamos com um peso maior.

Pela ainda pouca experiência de caravanista mas o facto de ter andado fora de Portugal posso dizer que as nossas estradas exigem um pouco mais do veiculos tractor do que depois da fronteira derivado tambem á nossa geografia e alguns traçados sinuosos com estradas em mau estado.Há que ter cuidado e ser cuidadoso que um carro normal consegue rebocar e cumprir bem a função de rebocador, claro que o 4x4 leva vantagem em determinadas situações de tração e força mas em consumos e gastos penso que o o veiculo normal bate os 4x4 com o factor que consegue rebocar também no entanto são filosofias e gostos não se discutem! Cool


Última edição por Ricardo76 em Qua Set 23, 2009 2:56 am, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam. Empty Re: Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam.

Mensagem por njota Ter Set 22, 2009 8:35 pm

Rebocar uma caravana não desgasta o carro ( na minha opinião ) se respeitar-mos as regras fundamentais , uma das situações que tenho visto em mais de 80% das caravanas que me chegam as mãos é que o pessoal não respeita nem a distribuição do peso nem os 50/75kg na lança ora só este ultimo é a razão porque muitos carros quando vão a rebocar vão com o "rabo" no chão , a força na lança é pra ser exerçida na horizontal e não na vertical , é frequente ver o cofre frontal das caravanas com tudo aquilo que não faz falta lá dentro Wink
njota
njota

Mensagens : 769
Pontos : 933
Data de inscrição : 19/04/2009
Idade : 51
Localização : Torres Vedras

Ir para o topo Ir para baixo

Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam. Empty Re: Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam.

Mensagem por F. Ramos Ter Set 22, 2009 8:11 pm

F. Ramos
F. Ramos

Mensagens : 1514
Pontos : 1839
Data de inscrição : 20/04/2009
Idade : 56
Localização : Lisboa / Ferreira do Zêzere

Ir para o topo Ir para baixo

Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam. Empty Re: Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam.

Mensagem por preis Ter Set 22, 2009 8:01 pm

Neste momento tenho uma toyota avensis que quando foi á inspecção, alertaram-me para a suspensão traseira não estar nas melhores condições, situação que associei automáticamente ao reboque da caravana.

Nunca fiz passeios fora do país, logo sempre foram passeios no máximo com poucas centenas de kilometros. Mas tambem não excluo como causa uma provavel má distribuição de peso para a suspensão não estar nas melhores condições.

Como sou caravanista á relativamente pouco tempo, 2, 3 anos e tambem não passeio assim tão intensivamente, não tenho noção se será normal um desgaste da suspensão tão rápido.
preis
preis

Mensagens : 301
Pontos : 348
Data de inscrição : 27/04/2009
Idade : 53
Localização : margem sul

Ir para o topo Ir para baixo

Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam. Empty Re: Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam.

Mensagem por Pinho Ter Set 22, 2009 7:17 pm

Afinal o pessoal está todo a procurar "gipes" para puxar pelas casas, elevam o consumo e será que ganham algo? Como referi uns posts antes a minha Laguna fez 6000 kms, alguns a subir e outros tantos com ar condicionado ligado e não levantou problemas (pelo menos que eu saiba........).
Quero eu dizer com isto é que será necessário carros com outros binários para estarmos descansados? Será que a viatura ligeira sofre a rebocar a casa, ainda que dentro dos limites de peso indicados pelo construtor? Será que me está a passar algo que não vislumbro (por santa ignorância minha...)
Cps
Luis Pinho
Pinho
Pinho

Mensagens : 32
Pontos : 44
Data de inscrição : 16/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam. Empty Re: Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam.

Mensagem por rmlm Dom Ago 02, 2009 2:09 am

Não faço nada de mais em relação à manutenção do trator.
Leva travões quando precisa de levar (a caravana também trava), muda-se o óleo quando precisa de mudar.

Em trânsito, desde que o ponteiro da temperatura se mantenha onde deve, está-se tranquilo.

Pneus traseiros obviamente com mais pressão.

E pé leve ... o Tdi 130CV da Galaxy em relação ao Tdi do Audi A4 110CV que possuia anteriormente é bem mais "perigoso" por causa do maior binário e da caixa de 6 velocidades bem mais agradável de usar.
Isto é, em Auto-Estrada muito facilmente passa dos 120 se eu deixar. O que faço é ligar o cruise control nos 115/120kms/h.
rmlm
rmlm

Mensagens : 32
Pontos : 52
Data de inscrição : 31/07/2009
Idade : 50
Localização : Rio Maior

Ir para o topo Ir para baixo

Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam. Empty Re: Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam.

Mensagem por njota Dom Jul 26, 2009 2:35 pm

vou desenterrar este tópico para referir um ponto que me pareçe importante, e que não foi aqui focado.
As transmissões ( nos veiculos c/ tracção dianteira ) , são uma das péças que mais desgaste sofrem na condução da caravana , sobretudo quando se tenta ser um expert ! na arrumação da mesma sem recursso á tráccão humana Cool
njota
njota

Mensagens : 769
Pontos : 933
Data de inscrição : 19/04/2009
Idade : 51
Localização : Torres Vedras

Ir para o topo Ir para baixo

Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam. Empty Re: Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam.

Mensagem por azulinho Qui maio 14, 2009 6:10 pm

Henrique Correia escreveu:...colocasse a chauffage ao máximo assim como o ventilador...

Boas,
isso tem um motivo, é para aproveitar o radiador da água "extra" que se encontra no interior do carro.




Cumprimentos, Nuno
azulinho
azulinho

Mensagens : 82
Pontos : 106
Data de inscrição : 06/05/2009
Idade : 50
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam. Empty Re: Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam.

Mensagem por Castor Amigo Qui maio 14, 2009 5:48 pm

Olá companheiros,

Para a longevidade de uma viatura penso que o factor mais importante será a forma como a utilizamos.
Os carros são construídos para rolar e à que saber tirar o máximo proveito disso antes que ele fique "velho".

Concordo com tudo o que até agora foi dito sobre as manutenções e os desgaste.

Mas para mim, o que poderá danificar o veículo tractor ao longo do tempo será somente O PESO EXCESSIVO No que muitos companheiros levam na caravana.

Como alguns já sugeriram, não queiram levar tudo, e acrescento levem o essencial que o que faltar nós (como bons Portugueses) logo desenrascamos.

Bons passeios.
Castor Amigo
Castor Amigo

Mensagens : 242
Pontos : 296
Data de inscrição : 25/04/2009
Idade : 53
Localização : Azeitão / Setúbal

Ir para o topo Ir para baixo

Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam. Empty Re: Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam.

Mensagem por F. Ramos Qua maio 13, 2009 3:29 am

Olá companheiros

Na minha opinião, há três coisas que podem se desgastar prematuramente.
É a embraiagem, principalmente nos arranques, nas manobras e nas subidas de grande inclinação.
Os travões, como temos mais peso sempre á mais desgaste ao travar.
Os amortecedores, a traz principalmente, a lança sempre faz mais peso no eixo traseiro.
Agora de resto, penso que o desgaste será uma pequena diferença que não se vai notar ao longo dos anos.

Um abraço a todos
F. Ramos
F. Ramos

Mensagens : 1514
Pontos : 1839
Data de inscrição : 20/04/2009
Idade : 56
Localização : Lisboa / Ferreira do Zêzere

Ir para o topo Ir para baixo

Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam. Empty Re: Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam.

Mensagem por Henrique Correia Ter maio 12, 2009 10:59 am

frmusico escreveu:Caros companheiros aqui vaí mais um tópico que lanço para o debate.
Quais os cuidados especiais a ter com os carros que rebocam caravanas?
Onde pode haver desgaste prematuro?

Deixo também a minha opinião
- Existe sempre o factor de relatividade no que respeita ao tipo de condução e das velocidades.
Entendo que as revisões sobretudo a muda de óleo deve ser feita atempadamente e um pouco antes do limite da kilometragem se conduzirmos mais no Verão.
- Ter em conta também quantos graus tem a temperatura do motor e comparar com os valores normais da viatura.
- Naturalmente a embriagem . talvez seja aqui que as viaturas sofrem um pouco mais se tivermos muitas manobras a fazer com pontos de embriagem excessivos.
- Suspensão e amortecedores se a carga da caravana não tiver bem regulada e se a lança tiver com muito peso.
- Avaliar ( alias como as marcas sugerem) o estado dos travões uma vez por ano.
- Mais importante de todas na condução é ter calma e prudente. Aliás ser campista é isso mesmo ;-)
Cumprimentos campistas

Por conversa que já tive com bastantes caravanistas encontrados em parques, fiquei com a opinião geral de que o desgaste mecânico maior na viatura quando em reboque, é nos calços de travões.
Sobre a temperatura do motor, já ouvi vários caravanistas a queixarem-se desse problema, principalmente na zona da A2, nas grandes subidas que há entre o Algarve e Alentejo, normalmente em dias de grande calor e a terem de recorrer ao desligar do ar condicionado Mad Mad Viaturas essas como VW Xaran tdi 130cv, etc. mas também com caravanas bem carregadinhas de material. Comentei isto ao meu mecânico e deu-me uma dica, que caso isso me acontecesse, automaticamente colocasse a chauffage ao máximo assim como o ventilador, e claro abrir as janelas todas da viatura para não fazer sauna dentro do carro claro.
Sobre as manutenções, as que faço são as que já escreveram aqui neste tema, assim como tomar bastante cuidado com as pressões dos pneus do conjunto. Quando conduzo em zonas arenosas, costumo tirar um bocado de pressão às rodas motrizes, para aumentar a motricidade.
Henrique Correia
Henrique Correia

Mensagens : 147
Pontos : 242
Data de inscrição : 03/05/2009
Idade : 65
Localização : Tires - Cascais - Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam. Empty Re: Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam.

Mensagem por indiana Seg maio 11, 2009 2:05 am

Totalmente de acordo, se forem respeitados os limites impostos ou indicados pelo fabricante, não acontece nada de especial. Com uma condução cuidadosa e com os tais 75 kg apoiados na bola de reboque ( equivale a levar um saco de batatas com o mesmo peso na bagageira) os amortecedores estão preparados para isso. Claro que se andamos sem caravana e só o condutor numa viatura que está aprovada para 5 pessoas e bagagem, a viatura dura muito mais e os amortecedores também, mas se o carro estiver na garagem também envelhece....
Lembrem-se ! a maioria das viaturas vai para a sucata antes de esgotar grande parte do seu potencial. Vejam os taxis! que fazem com um mercedes C 220 CDI cerca de 100.000 kms por ano em todo o tipo de condições e um particular que efectua talvez uns 30.000 kms...
Um dia destes apanhei um taxi igual á minha viatura e ainda cheirava a novo ( quase) e o taxi já tinha 400.000 kms, eu nem sei se alguma vez conseguirei fazer tantos kms com a minha viatura antes que fique velha....
Será que consegui passar a minha idéia?
Indiana
indiana
indiana

Mensagens : 302
Pontos : 368
Data de inscrição : 19/04/2009
Localização : Portugal / Oeiras

http://parapenteluso.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam. Empty Re: Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam.

Mensagem por TUGAERIBA Seg maio 11, 2009 12:43 am

Companheiros deixem-me lembrar que todas as viaturas estão prepararadas para rebocar, obviamente salvaguardadas as suas limitações.
Para mim o importante é verificar se o veiculo está em condições de viajar, a caravana está preparada e com os devidos cuidados de condução -VIAJARRRR

TUGAERIBA

Mensagens : 1079
Pontos : 1262
Data de inscrição : 20/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam. Empty Re: Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam.

Mensagem por Pluma Vermelhinho Seg maio 11, 2009 12:26 am

Sinceramente e apesar de todas as recomendações, raramente faço mais do que verificar constantemente a capacidade dos travões e amortecedores, factores fundamentais para a segurança. Tenho sempre cuidado com a temperatura do motor.

Pluma Vermelhinho

Mensagens : 196
Pontos : 229
Data de inscrição : 04/05/2009
Localização : Mafra

Ir para o topo Ir para baixo

Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam. Empty Re: Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam.

Mensagem por Convidad Dom maio 10, 2009 4:53 pm

Já das bastantes saidas com a caravana até parece que o meu carro já se habituou que a caravana faz parte dele e se torna num só.Very Happy
Dou especial atenção ao que o colega Dreamer escreveu ou seja os elementos fundamentais das revisões que nós em casa podemos ver ou fazer.Normalmente aproveito campanhas de Verão para fazer uma revisão antes e depois de vir das férias.Nas manobras mais arrojadas evito andar com o carro a forçar a embraiagem recorro á força dos braços e logo logo arranjo malta para ajudar ou não fossemos caravanistas!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam. Empty Re: Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam.

Mensagem por dreamer Dom maio 10, 2009 2:54 pm

Quanto às revisões antecipadas nunca fiz porque o grosso dos kilometros do tractor não é com a caravana e alias penso que as revisões recomendadas pela marca têm tolerância para o uso normal.

O que eu faço tipicamente é:
- estar mais atento às anomalias;
- deixar sempre o motor trabalhar um pouco sem carga antes de desligar;
- nunca acelero o motor muito antes de estar bem quente;
- verificar o filtro do ar;
- verificar consumo de água (grave);
- verificar consumo de óleo (normal quando moderado);
- verificar pressão de ar dos pneus a frio;
- verificar estado geral do pneus.
dreamer
dreamer

Mensagens : 29
Pontos : 42
Data de inscrição : 30/04/2009
Localização : Odivelas

Ir para o topo Ir para baixo

Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam. Empty Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam.

Mensagem por frmusico Dom maio 10, 2009 2:04 am

Caros companheiros aqui vaí mais um tópico que lanço para o debate.
Quais os cuidados especiais a ter com os carros que rebocam caravanas?
Onde pode haver desgaste prematuro?

Deixo também a minha opinião
- Existe sempre o factor de relatividade no que respeita ao tipo de condução e das velocidades.
Entendo que as revisões sobretudo a muda de óleo deve ser feita atempadamente e um pouco antes do limite da kilometragem se conduzirmos mais no Verão.
- Ter em conta também quantos graus tem a temperatura do motor e comparar com os valores normais da viatura.
- Naturalmente a embriagem . talvez seja aqui que as viaturas sofrem um pouco mais se tivermos muitas manobras a fazer com pontos de embriagem excessivos.
- Suspensão e amortecedores se a carga da caravana não tiver bem regulada e se a lança tiver com muito peso.
- Avaliar ( alias como as marcas sugerem) o estado dos travões uma vez por ano.
- Mais importante de todas na condução é ter calma e prudente. Aliás ser campista é isso mesmo ;-)
Cumprimentos campistas
frmusico
frmusico

Mensagens : 19
Pontos : 38
Data de inscrição : 06/05/2009
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam. Empty Re: Eventuais Desgastes prematuros nas viaturas que rebocam.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos