Caravanismo de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

VEICULO TRACTOR

+12
MarCampos
paulo duarte
TUGAERIBA
ribascop1972
azulinho
indiana
Castor Amigo
F. Ramos
dreamer
josorio
Henrique Correia
frmusico
16 participantes

Ir para baixo

VEICULO TRACTOR Empty Re: VEICULO TRACTOR

Mensagem por mjotamota Qua Out 07, 2009 11:46 pm

Olá !
Eu comecei com uma Daewoo Nubira 1.6 GPL de 106 Cv.
Ora como a minha Knaus 500 pesa 1200 kg. tinha grande dificuldade. Raramente conseguia engrenar a 5ª velocidade. Nas subidas só em 3ª e 2ª. Ultrapassagens, eram impossiveis. Só para dar uma ideia do esforço: a carrinha habitualmente consumia 13/14 litros de GPL. Com a caravana, chegava aos 20 L./100.

Mais tarde adquiri uma Mercedes E200 Kompressor GPL de 192 Cv. Cx. automatica.
Acabaram-se os problemas, ultrapassagens sem stress, os consumos que sao de 14 litros a GPL passaram apenas para 15 L./100. com a caravana.
A conduçao é quase sempre feita na 5ª velocidade, e esta é atingida sem o menor esforço.
Acima dos 110 Km/h nota-se naturalmente o efeito anti aerodinamico.
Resta dider que estou muito satisfeito com o conjunto !

VEICULO TRACTOR Hpim1368zc
mjotamota
mjotamota

Mensagens : 76
Pontos : 100
Data de inscrição : 28/09/2009
Idade : 50
Localização : S. Mamede de Infesta-Matosinhos

Ir para o topo Ir para baixo

VEICULO TRACTOR Empty Re: VEICULO TRACTOR

Mensagem por Club42 Qua Jul 15, 2009 12:25 am

Como veículos trator tenho 2:
saab 9000 aero 2.0T
e saab 9000 CS 2.3 T , ambos a gasolina. O 2.3 está neste momento a fazer a instalação de gpl e será o que se vai manter neste papel por ter mais força e os custos com o combustívels sairão mais reduzidos.

Em tempos puxava uma caravana rápido club38. Tinha 750kg. Nem vos digo a velocidade a que eu andava com aquilo. Tão depressa que numa altura, num dia de chuva, na AE1, tive que fazer uma travagem bem forte porque me ia esquecendo da saída para a portagem. O conjunto nem se desviou um bocadinho.
Agora tenho uma maior. Passei para uma club42 e nota-se bem a diferença. A caravana tem a mesma largura da outra, apenas 2m mas como é mais comprida torna-se tambem mais instável. E a diferença para os 1000kg tambem se sente no peso e tive que aplicar o estabilizador porque em descidas acentuadas era ela que queria começar a empurrar o carro.
Quanto aos consumos, anda entre os 10 e os 12L/100km. Começa a baloiçar a partir dos 130km/h. Até aos 80km/h leva-se muito bem. Dos 80 aos 100, dependendo dos percursos, já exige mais em termos de consumos.

Club42

Mensagens : 187
Pontos : 204
Data de inscrição : 13/07/2009
Idade : 60
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

VEICULO TRACTOR Empty Re: VEICULO TRACTOR

Mensagem por TUGAERIBA Qui maio 14, 2009 11:09 pm

valerajo escreveu:Caro,

Viatura classe 1 é sempre classe 1 tenha ou não um atrelado/caravana.
Viatura classe 2 passa a classe 3 se tiver um atrelado com 1 eixo e passa a classe 4 se o atrelado tiver 2 eixos.

Algures no tempo circulava uma comparação engraçada...
Um Porche Cayenne com um atrelado de um Iate de uns 12 metros é considerado classe 1
Um Defender com um atrelado de trabalho com 2 eixos é considerado classe 4 No



Companheiro Evil or Very Mad Evil or Very Mad só para lembrar que umCayene e um defenser são bem diferentes. Esses Olhos não distinguem a diferença.
Um abraço
affraid
Este país tem coisas que não se explicam por racional.

TUGAERIBA

Mensagens : 1079
Pontos : 1262
Data de inscrição : 20/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

VEICULO TRACTOR Empty Re: VEICULO TRACTOR

Mensagem por valerajo Qui maio 14, 2009 7:22 pm

Caro,

Viatura classe 1 é sempre classe 1 tenha ou não um atrelado/caravana.
Viatura classe 2 passa a classe 3 se tiver um atrelado com 1 eixo e passa a classe 4 se o atrelado tiver 2 eixos.

Algures no tempo circulava uma comparação engraçada...
Um Porche Cayenne com um atrelado de um Iate de uns 12 metros é considerado classe 1
Um Defender com um atrelado de trabalho com 2 eixos é considerado classe 4 No
valerajo
valerajo

Mensagens : 50
Pontos : 66
Data de inscrição : 20/04/2009
Idade : 50
Localização : Seixal

Ir para o topo Ir para baixo

VEICULO TRACTOR Empty Re: VEICULO TRACTOR

Mensagem por Castor Amigo Qui maio 14, 2009 7:06 pm

Só mais uma achega em relação à Via Verde, tenho passado algumas vezes carro (classe 1) + caravana e ainda não tive qualquer problema.
Castor Amigo
Castor Amigo

Mensagens : 242
Pontos : 296
Data de inscrição : 25/04/2009
Idade : 53
Localização : Azeitão / Setúbal

Ir para o topo Ir para baixo

VEICULO TRACTOR Empty Re: VEICULO TRACTOR

Mensagem por Pedro Nuno Qui maio 14, 2009 12:13 am

Tenho um Renault Mégane Break 1.5 DCi 105 cv e uma Vimara 370.
Ainda só fiz uma viagem longa, que foi Porto - Lisboa - Porto. (Até ao Lisboa Camping, em Monsanto)
O comportamento do conjunto foi muito bom, em auto estrada sempre em 5ª ( a carrinha tem 6 velocidades) e em algumas subidas reduzia para 4ª, velocidades entre os 90 e os 110 km/h.
Nota-se bem a presença da caravana, deve tambem ser devido a nao ter estabilizador.
Cuidados a ter, são dar mais espaço ao veículo da frente, reduzir com mais frequência e utilizar o menos possível os travões. Nos arranques acelarar mais do que o normal. Ter bastante atenção quando somos ultrapassados por camiões especialmente e nao dar guinadas muito fortes com a direcção.

Cumps

Pedro Nuno

Mensagens : 12
Pontos : 18
Data de inscrição : 28/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

VEICULO TRACTOR Empty Re: VEICULO TRACTOR

Mensagem por MarCampos Ter maio 12, 2009 1:48 am

Como tractor tenho um Opel Frontera 2.2 DTI Limited de 115 CV.
Nada a declarar, nem mesmo os consumos, por norma gasta 9/10 lts, com a caravana a média é de 11lts, apesar de conjunto ter quase 14 mts de comprimento e a caravelair 510 tem quase 1300 kg de peso.
Mas ainda sou verdinho nestas andanças, ainda fiz 2000km com o conjunto.
MarCampos
MarCampos

Mensagens : 40
Pontos : 59
Data de inscrição : 28/04/2009
Idade : 55
Localização : Matosinhos

Ir para o topo Ir para baixo

VEICULO TRACTOR Empty Re: VEICULO TRACTOR

Mensagem por MarCampos Ter maio 12, 2009 1:28 am

dreamer escreveu:Bom com o meu tractor Toyota Land Cruiser 3.0 TDi nada a declarar apenas que paga classe 3 e que gasta 12L aos 100 a 90Km/h sempre.

Com o Golf a coisa é outra e as habilidades multiplicam-se:

- Para começar tento não arrancar muitas vezes sempre;
- A manobrar tenho muito cuidado para andar para trás e para a frente o menos possível;
- Em fila às vezes vou em velocidade baixa em vez de andar no pára arranca;
- A subir também reduzo atempadamente;
- Nas descidas desacelero ligeiramente mas nunca desengato;

cpt,

Augusto

Boas companheiro

Se me permite, também tinha o mesmo problema, carro de classe 2 com a caravana a reboque subia para classe 3.
Mas se adquirir a via verde com classe dois, continua a pagar classe 2 com a caravana atrelada. pelo menos é que que eu faço. E conheço mais alguns com a mesma situação e não tenho conhecimento de ter havido qualquer tipo de problema com a a brisa ou com a policia.
Espero ter sido útil na sugestão.
MarCampos
MarCampos

Mensagens : 40
Pontos : 59
Data de inscrição : 28/04/2009
Idade : 55
Localização : Matosinhos

Ir para o topo Ir para baixo

VEICULO TRACTOR Empty Re: VEICULO TRACTOR

Mensagem por Castor Amigo Sáb maio 09, 2009 7:37 am

http://www.whattowcar.com

Excelente sítio para tirar dúvidas sobre o veículo tractor. study

Verifiquei que existe uma grande diferença entre o 207 1.4Hdi e o Xsara 2.0Hdi, como seria de esperar rabbit
Castor Amigo
Castor Amigo

Mensagens : 242
Pontos : 296
Data de inscrição : 25/04/2009
Idade : 53
Localização : Azeitão / Setúbal

Ir para o topo Ir para baixo

VEICULO TRACTOR Empty Re: VEICULO TRACTOR

Mensagem por TUGAERIBA Sex maio 08, 2009 4:54 pm

VEICULO TRACTOR Acaminhoamiens
Até este ano o meu veiculo era um Classe A 200 CDI 149 cv. A minha caravana tem 750 kg, nada a registar, mais de 15000km sem problemas. Consumos 9lts numa velocidade de 110 Km em autoestrada em França.
Este ano como podem ver subi pra um classe C 220 cdi 174 Cv. Na viajem que fiz de fim de semana nem notei a caravana. Consumo 8 Lts, não passei os 100km /h.
Nem se sente a caravana.
Very Happy

TUGAERIBA

Mensagens : 1079
Pontos : 1262
Data de inscrição : 20/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

VEICULO TRACTOR Empty Re: VEICULO TRACTOR

Mensagem por paulo duarte Sex maio 08, 2009 3:54 pm

Amigos, boa tarde.
Eu para tractor uso uma ford ranger 4x4 e tenho uma caravelair 476 de 1000kg.
A minha primeira caravana foi uma adria 360 de 750kg,em condução e manobras não sinto grandes diferenças entre as duas e mesmo nos consumos tambem não(são sempre altos)mas como dizia um amigo:"quem nao presta para beber não presta para trabalhar..."embora a frase seja adaptada a verdade e que não troco a minha 4x4 por nada.só por outra claro.
Quanto á questão do comprimento total do conjunto,como a minha vida é conduzir autocarros...

abraços
paulo duarte
paulo duarte

Mensagens : 65
Pontos : 81
Data de inscrição : 20/04/2009
Idade : 49
Localização : belas

Ir para o topo Ir para baixo

VEICULO TRACTOR Empty Re: VEICULO TRACTOR

Mensagem por TUGAERIBA Sex maio 08, 2009 1:47 pm

Atenção companheiro, os limites de velocidade e à condução , tem de ter calma e saber que precisa de mais espaço para travar.
Um abraço e boa viagem.

TUGAERIBA

Mensagens : 1079
Pontos : 1262
Data de inscrição : 20/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

VEICULO TRACTOR Empty VEiculo Tractor

Mensagem por frmusico Sex maio 08, 2009 12:07 pm

Daquilo que vejo dos companheiros a maior parte do pessoal tem caravanas mais leves que a minha. É por isso que estou um bocado preocupado com este imenso comboio que fica com quase 14 metros entre o veiculo e a caravana.
Vamos a ver depois de fazer uma viagem ao Algarve e voltar logo vos digo como foi transportar e manobrar uma knaus 500 com uma carrinha opel astra 1.9.....
Só depois desta viagem vou decidir se coloco o mover....o "Movo" para uma caravana mais pequena...
Saudações campistas a todos
frmusico
frmusico

Mensagens : 19
Pontos : 38
Data de inscrição : 06/05/2009
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

VEICULO TRACTOR Empty Re: VEICULO TRACTOR

Mensagem por indiana Sex maio 08, 2009 1:20 am

Sim nota-se o travão aerodinãmico engatado no carro. Com o conjunto, nas descidas acentuadas ( tipo uns 8%) nem preciso de travar, o conjunto auto-trava-se aerodinãmicamente mantendo a velocidade dentro dos limites e por vezes até é preciso acelerar um cheirinho.
Indiana
indiana
indiana

Mensagens : 302
Pontos : 368
Data de inscrição : 19/04/2009
Localização : Portugal / Oeiras

http://parapenteluso.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

VEICULO TRACTOR Empty Re: VEICULO TRACTOR

Mensagem por ribascop1972 Sex maio 08, 2009 1:12 am

O meu tractor é um VW 1.9 Tdi de 130 Cv.
Já tive uma Caravelair 376 de 750Kg de tara e gastava em condiçoes favoraveis na ordem dos 9,5/10 lt aos 100km/h.
Agora passei para uma Caravelair 426 com tara de 950 Kg e já noto um maior consumo. Julgo que o peso não tenha muita importtãncia mas sim a aerodinamica e esta sendo 20cm mais larga, tem a sua influência.
Assim gasto 10/11 lt aos 100K/h chegando aos 12/13lt com vento.
ribascop1972
ribascop1972

Mensagens : 119
Pontos : 157
Data de inscrição : 20/04/2009
Idade : 51
Localização : Alto do Moinho - Seixal

Ir para o topo Ir para baixo

VEICULO TRACTOR Empty Re: VEICULO TRACTOR

Mensagem por indiana Sex maio 08, 2009 12:37 am

Companheiro Azulinho,
O meu tem caixa manual, foi uma opção estudada. A "cara metade" por vezes conduz o carro e andar a mudar de caixa automática para manual ( o carro dela é manual) ainda estragava alguma coisa nos carros, optei por ter a coisa uniformizada. Quem conduz um automático até engorda, tal é o conforto e o descanso de não andar a carregar na embraigem.
Está bem servido e para rebocar é mais fácil e melhor.
Indiana
indiana
indiana

Mensagens : 302
Pontos : 368
Data de inscrição : 19/04/2009
Localização : Portugal / Oeiras

http://parapenteluso.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

VEICULO TRACTOR Empty Re: VEICULO TRACTOR

Mensagem por Convidad Sex maio 08, 2009 12:18 am

Caros companheiros,
Comecei o caravanismo um pouco ás apalpadelas pois estava um pouco céptico quanto ao meu carro mas depois de ter efectuado no 1º ano um total de 5500 km´s estou convencido!Tenho um Seat Altea com um motor muito fiável o 1.9 Tdi de 136 cvs com um peso bruto de 2005 kgs.Quando atrelado á minha knaus 400 lk é um conjunto equilibrado.Em subidas tipo as da ip4(Ex.Marão) uso 3ª 4ª mas nas restantes chego á quinta.Em plano o conjunto facilmente chega oas 110 km´s ou mais mas não abuso da confiança e limito-me oas 100-110kmh.Em manobras evito andar a esforçar a embraiagem,enquanto não tenho mover ou hitchdrive recorro ao «mover la-mão-é-que-é-bom» ou seja desatrelo e empurro á mão ,só faz bem ao musculo e poupamos o veiculo.Consumos faz com condições favoráveis 8-9 ltros, com vento e muitas subidas dispara para os 9-11.Nesta ultima saida limpei o filtro e notei 7 litros aos 100 km´s mas acho que o c.b. não deveria de estar muito bem Razz .Em tudo resto estou satisfeito como carro e motor e penso que se fosse maior a caravana já não conseguiria esta mobilidade.
Boas viagens,
Ricardo76

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

VEICULO TRACTOR Empty Re: VEICULO TRACTOR

Mensagem por azulinho Qui maio 07, 2009 11:54 pm

indiana escreveu:Caros Companheiros,
O meu veículo tractor é uma familiar Mercedes E 270 CDI 178 CV ...Indiana

Caro Indiana,
a sua viatura tem caixa manual ou automatica?

Pergunto isto porque tenho uma C220CDI com caixa automática e gostava de ter algum feed back sobre o comportamento.

Cumprimentos, Nuno
azulinho
azulinho

Mensagens : 82
Pontos : 106
Data de inscrição : 06/05/2009
Idade : 50
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

VEICULO TRACTOR Empty Re: VEICULO TRACTOR

Mensagem por indiana Qui maio 07, 2009 9:47 pm

Caros Companheiros,
O meu veículo tractor é uma familiar Mercedes E 270 CDI 178 CV com o peso bruto de 2450kg atrelado a uma Knaus 400LK com 1200kg (carta B+E exigida pelo peso do conjunto), com este conjunto de 11 metros de comprimento efectuei 10.000 kms em 2008 e este ano espero completar mais ou menos o mesmo. Nada a referir. Só é preciso paciência para andar devagar (80-90-100). Consumos entre 8.4 e 11.5, mais coisa menos coisa, no geral anda pelos 10 L ( é o que diz o computador).
Indiana
VEICULO TRACTOR Img8895


Última edição por indiana em Ter maio 12, 2009 3:04 am, editado 2 vez(es)
indiana
indiana

Mensagens : 302
Pontos : 368
Data de inscrição : 19/04/2009
Localização : Portugal / Oeiras

http://parapenteluso.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

VEICULO TRACTOR Empty Re: VEICULO TRACTOR

Mensagem por Castor Amigo Qui maio 07, 2009 9:19 pm

Tenho uma Pluma/Silmecar 350DD.
Os primeiros 7500 km's foram feitos com um 207 1.4Hdi 90cv.
Como somos só dois rolavamos bem, nas subidas por vezes tinha de meter a 3ª. Na subida para a Serra Nevada tive de ir quase sempre em 2ª. Mas o "desenrrascado" continua vivo e de saúde.
Não uso estabilizador e o conjunto é estável.
Este ano como vou ter de levar mais pessoal adquiri um Xsara break 2.0Hdi 110cv, mas só vou experimentar este mês.
Depois dou notícias.
Castor Amigo
Castor Amigo

Mensagens : 242
Pontos : 296
Data de inscrição : 25/04/2009
Idade : 53
Localização : Azeitão / Setúbal

Ir para o topo Ir para baixo

VEICULO TRACTOR Empty Re: VEICULO TRACTOR

Mensagem por F. Ramos Qui maio 07, 2009 8:40 pm

Olá Companheiro

Eu tenho uma carrinha VW Pólo 1.9 TDI (110 CV), numa condução normal ela me faz 4 a 5 litros, com a caravana SPRITE 400MK o consumo é de 6 a 8 litros com velocidades até aos 100/110 km/h conforme se é em estrada ou auto-estrada e muito importante conforme o vento, devo lembrar os meus amigos que a minha caravana pesa no livrete 470 Kg.
A condução que faço é utilizar sempre a caixa com a mudança mais baixa para assim ter mais estabilidade tanto na condução como na estabilidade tractor/caravana.
Em relação á embraiagem, nunca andar lá com o pé, os pontos de embriaguem é que estraga tudo, prefiro meter uma mudança mais baixa e acelerar menos.
As travagens devem ser sempre suaves, manter as distâncias do veículo da frente, e ver o que se passa á frente desse mesmo veículo, assim podemos prever o que o condutor da frente vai fazer.
Em relação ao estabilizador, eu ainda não o tenho, mas talvez o compre mais para a frente.
Nas subidas embalo o carro para fazer essa subida, sem esforço do carro para assim não aumentar a temperatura e se for preciso engato uma mudança mais baixa no princípio da subida, as descidas é sempre engatada uma mudança nem que seja a 5º.
Eu também como tenho os retrovisores auxiliares laterais a focar as rodas da caravana vejo sempre por onde elas passam, evitando assim raízes debaixo do alcatrão (se possível) e os nossos amigos buracos.
Nas filas de trânsito paro o menos possível, para fazer os menos arranques possíveis.
Conclusão quando conduzimos os nossos carros com as nossas caravanas, lembre-se que devem conduzir como se de um automóvel pesado de mercadorias se tratasse.

Um abraço a todos
E óptimas viagens com a família


Última edição por F. Ramos em Qui maio 07, 2009 10:40 pm, editado 1 vez(es)
F. Ramos
F. Ramos

Mensagens : 1514
Pontos : 1839
Data de inscrição : 20/04/2009
Idade : 56
Localização : Lisboa / Ferreira do Zêzere

Ir para o topo Ir para baixo

VEICULO TRACTOR Empty Re: VEICULO TRACTOR

Mensagem por dreamer Qui maio 07, 2009 5:18 pm

Bom com o meu tractor Toyota Land Cruiser 3.0 TDi nada a declarar apenas que paga classe 3 e que gasta 12L aos 100 a 90Km/h sempre.

Com o Golf a coisa é outra e as habilidades multiplicam-se:

- Para começar tento não arrancar muitas vezes sempre;
- A manobrar tenho muito cuidado para andar para trás e para a frente o menos possível;
- Em fila às vezes vou em velocidade baixa em vez de andar no pára arranca;
- A subir também reduzo atempadamente;
- Nas descidas desacelero ligeiramente mas nunca desengato;

cpt,

Augusto
dreamer
dreamer

Mensagens : 29
Pontos : 42
Data de inscrição : 30/04/2009
Localização : Odivelas

Ir para o topo Ir para baixo

VEICULO TRACTOR Empty VEICULO TRACTOR

Mensagem por josorio Qui maio 07, 2009 4:18 pm

Em relação ao veiculo tractor quando comprei a minha caravana tive mesmo muito medo se ele iria ou não puxa-la. Estava enganado o meu Honda 1.5 V-Tec 114 CV puxa sem qualwuer problema, deve-se ter cuidado é com as velocidades engrenadas, tenho lido muito acerca disso e o mais conveniente é deixar o motor andar sempre vivo mesmo que tenha de ser numa velocidade inferior. Dependendo do binário de cada carro existem velocidades como a 3, 4, 5 que são mais ou menos curtas nos carros a gasolina e diesel. É preferivel manter uma 3 sem acelarar muito do que ir em 4 sem binário suficiente para manter a rotação, isto desgasta o motor pois está em esforço sem ser compensado. Quando á embraiagem no inicio a minha de marcha-atras até deitou fumo e um cheiro medonho. Aprendi o seguinte ao arrancar fazer ponto uma vez e dar o primeiro impulso, logo de seguida o segundo impulso e tirar logo o pé de l, fazer arranques suaves nem que tenha de puxar mais as rotações para aguentar a velocidade seguinte. Quanto a andar para traz sugiro o mesmo andar devagar mas sem fazer ponto de embraiagem, sei que é dificil mas nada melhor que praticar em sitios planos para depois usar a experiencia com inclinações. Se ao fazer marcha-atras o carro começar a forçar é melhor andar para a frente um pouco e fazer movimento pendular desta forma esforça menos.
No meu caso o carro não cheirou mais a ferodo. com 20 euros fiz 170 km com ar condicionado ligado na volta, penso que são consumos aceitaveis para puxar quase 900 kg.


Cumprimentos
josorio
josorio

Mensagens : 133
Pontos : 203
Data de inscrição : 21/04/2009
Idade : 47
Localização : São Mamede Infesta Matosinhos

Ir para o topo Ir para baixo

VEICULO TRACTOR Empty Re: VEICULO TRACTOR

Mensagem por Henrique Correia Qui maio 07, 2009 2:05 pm

Boa ideia frmusico
O carro que uso para o conjunto é um Clio 1.6 16V a gasolina, com 110 cavalos. Já fiz com ele mais de 40.000 quilómetros em articulado. Até agora não tive qualquer sintoma de deficiência mecânica.
A caravana é uma Vimara 360.
Consumos habituais são os 10 litros.
Colado a um camião TIR o consumo é inferior aos 5 litros, só que extremamente perigoso, caso o TIR trave a sério, garanto que vou bater nele, uma travagem um pouco mais forte do camião e o ABS do Clio entra em accção. Esta situação fi-la só para experimentar, nada aconselhável.
Consumos máximos ja passei os 30 litros mas foi a viajar com ventos fortes e contra, ou velocidades grandes.
Quando paro o carro, deixo o motor ao ralenti, de capô aberto, durante uns 5 minutos. Em condução de reboque noto que o motor aquece mais que o habitual, apesar de o indicador de temperatura da água marcar o mesmo quando o carro anda só.
Depois de andar bastante com a caravana, normalmente depois das férias, vou ao mecânico e peço para trocar o óleo e o filtro de óleo.
Cheiro a embraiagem, que é muito raro felizmente, só aparece em manobras muito prolongadas e de muito baixa velocidade, quando não temos outra hipótese senão fazer o ponto de embraiagem. Quando o cheiro a ferodo aparece, deixo o carro em ponto morto, tiro o pé da embraiagem e espero um pouco para o disco resfriar, depois da pausa continuo com a manobra.
Velocidade habitual em auto-estrada tento não passar os 110 kms/h, senão o consumo é proibitivo, também conduzir muito devagar, torna-se perigoso.
Quando vejo uma subida grande, passo logo a caixa para 4ª velocidade, pode fazer em 5ª mas no computador de bordo marca mais consumo nessa mudança.
O momento mais no limite que tive, affraid foi uma viagem para o acesso do Parque de campismo Forte do Cavalo em Sesimbra, mas o Clio fê-la.
Tenho instalado na lança da caravana um suporte para 2 bicicletas, mas em viagem as bicicletas vão dentro da caravana, entaladas com uns cartões. Fazem muito atrito ao vento, o consumo aumenta muito, assim como o ruído de vento. Só usamos o suporte quando estamos acampados como local de arrumo das bicicletas.
Estava-me a esquecer, tenho instalado um estabilizador, que penso como acessório imprescindível.
Se houver mais dicas, estou aqui para aprender.

Abraços e boas conduções
Henrique
Henrique Correia
Henrique Correia

Mensagens : 147
Pontos : 242
Data de inscrição : 03/05/2009
Idade : 65
Localização : Tires - Cascais - Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

VEICULO TRACTOR Empty VEICULO TRACTOR

Mensagem por frmusico Qui maio 07, 2009 12:53 pm

Gostaria de deixar no debate de ideias as regras de ouro para rebocar uma caravana minimizando o impacto na viatura.
Questões como velocidades; Uso da Embriagem; Aquecimento do Motor; Relação Pesos; E Cuidados Gerais.
Eu sou estreante e ainda só sai uma vez com uma caravana Knaus 500 Uk SPORT (1280 Kl) reais e uma carrinha Opel Astra 1.9 CDTI com 150 cavalitos.
Viagem de 300 Km. Velocidade média 80 90. consumos 9 litros.
Parte menos boa- o cheirinho a embriagem queimada nas manobras de marcha atrás. E o "atrofio" do tira e mete estabilizador na altura de engatar e desengatar.
Em andamento o "tractor" nao se queixa.
Motor- subiu 8 a 10 graus quando reboca sobretudo em subidas.
Mudanças - usei com regularidade a 5ª necessitei apenas uma vez de reduzir a 4ª. A 6ª não usei.
Aqui fica o meu primeiro contributo para este forum........
Boas viagens e felicidades a todos
frmusico
frmusico

Mensagens : 19
Pontos : 38
Data de inscrição : 06/05/2009
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

VEICULO TRACTOR Empty Re: VEICULO TRACTOR

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos