Caravanismo de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Grelhados e saladas

+2
PauloPires
indiana
6 participantes

Ir para baixo

Grelhados e saladas Empty Re: Grelhados e saladas

Mensagem por Paulo Mendes Seg maio 11, 2009 6:33 pm

Sempre que saio com a caravana o fogareiro vai sempre atrás. E que bem que me sabe um peixe grelhado na brasa ou um costeletão grelhado. Só espero, como já aqui disseram, que não proibam o uso de carvão, sem carvão acho que não tem o mesmo sabor.
Paulo Mendes
Paulo Mendes

Mensagens : 33
Pontos : 41
Data de inscrição : 19/04/2009
Idade : 55
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Grelhados e saladas Empty Re: Grelhados e saladas

Mensagem por Castor Amigo Seg maio 11, 2009 1:18 pm

Eu também sou um grande adepto de patuscadas com grelhados.

Até na neve já fiz grelhados, depois coloco uma foto.

Desde que haja sol, apetece pôr logo o carvão a arder.
Castor Amigo
Castor Amigo

Mensagens : 242
Pontos : 296
Data de inscrição : 25/04/2009
Idade : 53
Localização : Azeitão / Setúbal

Ir para o topo Ir para baixo

Grelhados e saladas Empty Re: Grelhados e saladas

Mensagem por Henrique Correia Ter maio 05, 2009 2:16 pm

Informação interessante, sim senhor.
Na parte que me toca, grande parte da alimentação quando de férias é grelhados, com carvão. Carrego a caravana com um saco grande de carvão, e fica quase vazio no fim das férias, primeiro a qualidade é muito superior, não é só pó, segundo sai muito mais em conta.
Em Espanha actualmente é proibido fazer grelhados de carvão, espero que não tragam essa lei para a nossa terra.
Com as batatas, costumamos lavá-las em água, fazer um golpe, um pouco de sal, embrulhá-las em papel de prata ainda molhadas e depois colocá-las em cima das brasas, demoram um pouco a serem cozinhadas, têm que ser postas muito antes do peixe ou da carne e de ter o cuidado de as virar de vez em quando. Também fazemos isto com os marmelos, na altura deles (Setembro), só que tiramos o caroço com um instrumento culinário que não sei o nome; açúcar, canela e depois vem um cheirinho que põe o parque todo a flutuar pirat
Henrique Correia
Henrique Correia

Mensagens : 147
Pontos : 242
Data de inscrição : 03/05/2009
Idade : 65
Localização : Tires - Cascais - Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Grelhados e saladas Empty Re: Grelhados e saladas

Mensagem por indiana Seg Abr 27, 2009 4:23 am

Companheiro,
Obrigado pela resposta, na sequência desta troca de idéias verifiquei que quase todos os cozinheiros profissionais em grandes hoteis e restaurantes trabalham com fogões a gás profissionais com bocas enormes, e daí saem excelentes menus.
Vou continuar com o meu sistema de grelhados amador, quando o apetite é grande ( em viagem o pessoal com a mudança de ares anda sempre esfomeado) o menu é sempre apreciado. Ainda me lembro dos meus filhos dizerem " mãe porque não fazes esta comida tão boa quando estamos em casa?". Mentira, em casa ainda era melhor, eles é que naquelas circuntãncias, até lhes parece melhor, embora sejam coisas eventualmente mais simples.
Indiana
indiana
indiana

Mensagens : 302
Pontos : 368
Data de inscrição : 19/04/2009
Localização : Portugal / Oeiras

http://parapenteluso.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Grelhados e saladas Empty Re: Grelhados e saladas

Mensagem por F. Ramos Seg Abr 27, 2009 4:06 am

Olá companheiros

Estive a informar-me com amigos ligados e com formação em química, o que me foi dito, é que os resíduos que ficam nos alimentos são tão diminutos que não fazem mal nenhum a ninguém, tanto utilizando o Gás como o carvão, disseram-me que o mal é não os comerem. Very Happy
O que me disseram ainda é que existe um produto que nós bebemos todos os dias, que esse sim, por vezes tem alguns resíduos, conforme a dosagem de matérias primas que é aplicada e a sua verificação na distribuição publica, esse produto é a água da rede publica.
O que se conclui fazer grelhados em gás ou carvão, não há problema nenhum, agora beber água é que poderá fazer mal, por isso é melhor beber vinho caseiro. lol!
F. Ramos
F. Ramos

Mensagens : 1514
Pontos : 1839
Data de inscrição : 20/04/2009
Idade : 56
Localização : Lisboa / Ferreira do Zêzere

Ir para o topo Ir para baixo

Grelhados e saladas Empty Re: Grelhados e saladas

Mensagem por indiana Sex Abr 24, 2009 3:02 am

Boa noite Companheiros,
É verdade não tinha pensado nisso dos fogões caseiros serem quase todos a gás. O meu actual é electrico mas durante muitos anos utilizámos forno a gás. O problema não tem a ver com recusar o carvão, os grelhados feitos no carvão são outra coisa.....outro sabor outro odor, o gás só faz com que grelhar seja mais simples, ao tornar os preparativos mais rápidos, mas a referência é sempre o carvão.
Indiana
indiana
indiana

Mensagens : 302
Pontos : 368
Data de inscrição : 19/04/2009
Localização : Portugal / Oeiras

http://parapenteluso.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Grelhados e saladas Empty Re: Grelhados e saladas

Mensagem por F. Ramos Qua Abr 22, 2009 11:58 pm

Olá companheiros
Devido à minha actividade profissional, estou ligado à industria química, mas produtos químicos (detergentes, etc), mas vou me informar e depois, escreverei por aqui o resultado da minha pesquisa confused .
Devo lembrar os meu amigos, que os fornos dos fogões tradicionais a gás, que nós temos em casa, os alimentos também são bombardeados com todos os químicos resultantes da combustão.
Digam-lá se um cabritinho ou um leitãozinho pig assado acompanhado com uma batata assada também nesse forno, tudo muito bem temperado, na hora da refeição , será que alguém se lembra dos químicos libertados pela combustão do gás? Very Happy
A mim e à minha familia quando vamos para fora com a caravana só utilizamos o carvão, utilizo o gás só para o acompanhamento (batatas , arroz, etc.), o gosto dos alimentos grelhados em carvão, na minha opinião tem um outro sabor e com um vinho da minha região a acompanhar, bem não digo mais nada que já estou com fome. Wink

Um abraço a todos
F. Ramos
F. Ramos

Mensagens : 1514
Pontos : 1839
Data de inscrição : 20/04/2009
Idade : 56
Localização : Lisboa / Ferreira do Zêzere

Ir para o topo Ir para baixo

Grelhados e saladas Empty Re: Grelhados e saladas

Mensagem por indiana Qua Abr 22, 2009 7:22 pm

Companheiros,
Não tinha pensado nessa questão dos produtos quimicos nocivos irem parar aos grelhados, tenho de ir investigar a coisa...É que em casa tenho também um dos GRANDES a gás, daqueles que utilizam carvão de pedra aquecido pela chama do gás, e todo o conjunto está montado num carrinho ( tipo americano ) . E que grelhados saem dali, em termos de gosto e aspecto ficam uma delicia. Tenho de me assegurar se introduzem elementos nocivos nos alimentos, até porque a chama do gás é lateral e digamos que o calor da chama passa pelos alimentos. Temos por aí algum companheiro que seja quimico, ou entenda destas matérias?
O que utilizo na caravana é uma chapa grande própria para grelahados que é aquecida por baixo pela chama do gás, digamos que a chama não incide nos alimentos, só aquece a chapa.
Os fogareiros a carvão, são olhados um pouco de lado na maioria dos sitios, mas ainda se utilizam com bons resultados.
Aguardamos mais comentários, que esta matéria é importante. ( segurança alimentar)
Indiana
indiana
indiana

Mensagens : 302
Pontos : 368
Data de inscrição : 19/04/2009
Localização : Portugal / Oeiras

http://parapenteluso.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Grelhados e saladas Empty Re: Grelhados e saladas

Mensagem por PauloPires Qua Abr 22, 2009 3:14 pm

Viva!

Grelhados! Excelente tópico para discusão.

Grelhadores a gáz metem-me confusão e explico porquê.

O principio do grelhador a gás é o uso da chama quente da combustão do próprio gás.

A combustão do gás propano ou butano liberta monoxido de carbono, chumbo e outras substâncias que se encontram no tubo de escape dos nossos carros.

E isto tudo andar a tocar na nossa comida? que confusão!

Com o carvão vegetal não me mete confusão porque sei que as substâncias pesadas como chumbo não são libertadas. Ou serão que também são?

De qualquer forma, prefiro grelhador a carvão do que a gás mas gostava de aderir ao gás pela facilidade e limpeza que aquilo tem.

Também é a vossa opinião?

PauloPires

Mensagens : 56
Pontos : 70
Data de inscrição : 20/04/2009
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

Grelhados e saladas Empty Re: Grelhados e saladas

Mensagem por Convidad Qua Abr 22, 2009 2:41 am

Ora ai está um «pitéu» que eu tb não dispenso nas férias .Normalmente uso o tradicional fogareiro de «sardinhas» rasteirinho com todos os cuidados para não por em causa um inicio de incêndio mas estou a considerar um a gáz pois nestas ultimas férias pelo menos em França era proibido usar a «charcoal»(em alguns parques) ou seja a carvão...fiquei limitado Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad Contudo eu tambem costumo liderar os grelhados cá na minha casa de férias Razz
Agora voltando ao tópico tambem costumo fazer umas saladas ao almoço(para facilitar digestão e saida para a água mais rápida) com atum pois a nossa familia adora costumo usar queijo fresco, alface, tomate, iogurte natural,morangos, vinagre balsamico, oregãos e pimenta isto tudo com uma boa cerveja fresquinha What a Face !

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Grelhados e saladas Empty Grelhados e saladas

Mensagem por indiana Ter Abr 21, 2009 6:27 pm

Eu de cozinhados complicados não entendo, para isso está a minha cara metade.
Quando se trata de grelhados, peixe ou carne, sou eu que avanço. Gostamos muito.
Sempre no exterior da Caravana. Uma chapa aquecida a gás ( camping gás) e a coisa sai sempre bem. Acompanhamos com salada de tomate , alface, pepino e outros ingredientes ( de acordo com as possibilidades locais), umas vezes esparguete, arroz de passas, batata cozida, tudo temperado com azeite.
Dependendo das circunstãncias bebemos um branco fresquinho ou tinto na casa dos 17º ( ou seja um pouco abaixo da temperatura ambiente).
Levamos sempre café em po comprado em portugal e temos uma máquina eléctrica que faz um bom café de saco.
Bom apetite
Indiana
indiana
indiana

Mensagens : 302
Pontos : 368
Data de inscrição : 19/04/2009
Localização : Portugal / Oeiras

http://parapenteluso.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Grelhados e saladas Empty Re: Grelhados e saladas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos